Rio Jacuí transborda e invade casas em Eldorado do Sul

Rio Jacuí transborda e invade casas em Eldorado do Sul

Na Capital, moradores podem ser obrigados a deixar as casas em razão da cheia do Guaíba

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

Cerca de 200 famílias foram afetadas pela cheia do Rio Jacuí, em Eldorado do Sul, entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira. Segundo a Defesa Civil do município, as águas atingiram o nível máximo por volta das 17h, chegando a  2 metros. Os principais bairros afetados foram Cidade Verde, Picada Norte e Vila da Paz. Três famílias precisaram de auxílio para elevar os móveis e evitar prejuízos, mas ninguém foi removido de casa.

A Defesa Civil montou uma força-tarefa para auxiliar as famílias. O nível do rio começou a baixar durante a madrugada e, por volta das 4h, o órgão retirou o alerta de cheia. Uma nova medição do rio deve ser feita pela manhã.

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba chegou na noite dessa quinta-feira a 1,9 metro, 90 centímetros acima do normal. O índice é o máximo antes de uma enchente e, com a cheia dos demais afluentes, como o Jacuí, pode ser necessário remover os primeiros moradores.

Pela manhã, a Defesa Civil irá percorrer as ilhas do Pavão, Grande dos Marinheiros e Pintada para verificar a situação. A expectativa é que dez famílias do Pavão sejam as primeiras atingidas. A última cheia nas ilhas ocorreu em 2009.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895