Rio Taquari começa a baixar, mas famílias seguem fora de casa em Lajeado

Rio Taquari começa a baixar, mas famílias seguem fora de casa em Lajeado

Ao menos 56 domicílios foram afetados

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Rio Taquari começa a baixar, mas famílias seguem fora de casa em Lajeado

publicidade

Ao menos 56 famílias de Lajeado, no vale do Taquari, estão fora de casas atingidas pela cheia do rio, conforme a Defesa Civil local. Do total, 36 são acolhidas em um abrigo público e as demais estão em casas de parentes e amigos. O nível do Taquari chegou ao pico de 22,69 metros no final da noite passada, quase 10 metros acima do normal. A cheia pegou muitos de surpresa, já que o alerta da meteorologia estimava no máximo 20,5 metros, destacou a Defesa Civil.

Já em São Sebastião do Caí, o Corpo de Bombeiros informou que a maioria das famílias ribeirinhas se antecipou à inundação e já havia deixado casas atingidas pelo rio Caí. O nível das águas chegou a 10,93 metros, quase seis metros acima do normal. Nas duas cidades, os rios começaram a baixar nas últimas horas e a tendência é de estabilização, devido à previsão de tempo seco.

A Defesa Civil do Estado segue auxiliando as cidades atingidas pelos temporais da última semana a elaborarem decretos de situação de emergência, necessários para a liberação de recursos financeiros. Até agora, apenas as prefeituras de Vila Lângaro e Tapejara, no Norte do Estado, encaminharam os documentos. Ao menos treze municípios ainda contabilizam prejuízos dos ventos fortes e queda de granizo nas áreas urbanas e rurais.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895