Rodeio em Balneário Pinhal atrai público de cerca de 20 mil pessoas

Rodeio em Balneário Pinhal atrai público de cerca de 20 mil pessoas

Em razão do calendário, evento foi realizado em época diferente à tradicional neste ano

Eduardo Amaral

Rodeio em Balneário Pinhal “já foi abraçado pela comunidade”, opina secretário

publicidade

Cerca de 20 mil pessoas estiveram em Balneário Pinhal entre os dias 21 e 24 deste mês. Porém, o que atraiu este contingente não foi necessariamente o mar, que permaneceu limpo durante a semana, e nem mesmo a tranquilidade ou qualquer atração típica do verão. O grupo preferiu usar vestimentas quentes, mesmo com o calor na casa dos 30°C, e participar de uma atividade bastante comum no Rio Grande do Sul, um rodeio.

O 11° Rodeio Interestadual da Pinhal foi marcado por situações atípicas, a começar pela data. Tradicionalmente o evento acontece uma semana após o Carnaval, como forma de marcar o fim da temporada de verão. Entretanto, como a data carnavalesca será em março neste ano, a organização conseguiu autorização do Movimento de Tradições Gaúchas (MTG) autorização para antecipar a data.

Mesmo sendo realizar fora do período tradicional, os organizadores afirmam que não houve redução de público. De acordo com a capataz do Piquete de Tradições Gaúchas Túnel Verde, Milene Reinhemeri, o público desta edição foi um dos maiores já registrados na história do evento. Somente entre competidores foram 800 laçadores registrados, divididos em 25 modalidades.

Afora os competidores, também foi registrada uma grande presença de público que foi assistir às provas. A estimativa dos organizadores é que 20 mil pessoas tenham  passado pelo local durante quatro dias.“É o segundo maior rodeio do litoral e fez ganharmos o título de túnel mais mais famoso do Brasil”, explica Milene ao falar da referência ao túnel verde que fica nas proximidades do túnel formado por árvores que fica próximo ao local onde ocorre o evento.

Prefeita de Pinhal, Márcia Tedesco também considerou que a troca de data não trouxe prejuízos para o evento. “Estamos tendo uma experiência única que é o rodeio em alta temporada, mas o número de participações permanece dentro da expectativa.” Mesmo com os bons números, a ideia de manter a data atual foi descartada, já que isso depende do calendário do próprio MTG.

O secretário de Turismo do município, Edison Machado, ressalta a relação dos moradores de Pinhal com o Rodeio. “A comunidade já abraçou o rodeio, temos quatro entidades tradicionalistas na cidade e todas elas são participativas.”

Um dos destaques do evento é o Laço Prenda, modalidade na qual apenas mulheres competem. Somente essa categoria premiou as vencedoras com R$10 mil. Nesta edição foram 150 duplas inscritas, número considerado um recorde pelos organizadores.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895