Rolê da Vacina imuniza adultos na Ufrgs e no Centro da Juventude Restinga nesta sexta-feira

Rolê da Vacina imuniza adultos na Ufrgs e no Centro da Juventude Restinga nesta sexta-feira

Na universidade, mais de 30 pessoas estavam na fila do Rolê da Vacina pare receber doses da Coronavac e da AstraZeneca

Cláudio Isaías

Vacinação irá ocorrer em 26 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa

publicidade

O projeto Rolê da Vacina seguiu nesta sexta-feira a imunização contra a Covid-19 em Porto Alegre para todos os adultos. As equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estiveram no prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e no Centro da Juventude Restinga, no bairro Restinga. Na universidade, mais de 30 pessoas estavam na fila do Rolê da Vacina pare receber a primeira e a segunda dose da Coronavac e a segunda dose da AstraZeneca.

Moradores do bairro Passo D'Areia, os namorados Ádria Pedruzzi Deckmann, 18 anos, e Guilherme Ourique de Jesus, 18 anos, chegaram por volta das 7h ao prédio da instituição de ensino. "Estamos felizes. A gente estava esperando pela imunização contra o coronavírus há bastante tempo", destacou Jesus, que levou a sua mãe Elisângela para registrar através de fotos o momento da aplicação da vacina. Ele ressaltou que chegou a pensar que seria imunizado somente em maio de 2022.

Já Ádria Pedruzzi afirmou que mesmo com a vacinação vai seguir com todos os protocolos de segurança. A comerciária Inês Ceolato, 26 anos, aproveitou a estrutura montada na universidade para realizar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. "Essa unidade móvel aqui no Centro facilitou bastante", destacou.

Em sete meses de campanha, a prefeitura de Porto Alegre já aplicou mais de um 1,5 milhão de doses. As equipes volantes da SMS estarão neste sábado com o Rolê da Vacina na Orla do Guaíba das 11h às 17h.

Além do Rolê da Vacina, a imunização contra a Covid-19 foi mantida para toda a população adulta - 18 anos ou mais - de Porto Alegre. Devido aos baixos estoques dos imunizantes, a aplicação das doses foi concentrada em seis unidades de saúde. Nos mesmos locais foi mantida a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.

Não foi realizado o sistema de drive-thru, que serão retomados após a chegada de nova remessa de doses suficientes para reabertura das estruturas. A prefeitura aguarda o recebimento de novos imunizantes para que seja possível ampliar as estratégias de ampliação de pontos de vacinação.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes com comorbidades, o comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde e 12 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há, pelo menos dez, semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer encerrou no final da manhã desta sexta-feira devido a falta de imunizantes

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Os agendamentos para a aplicação das doses das vacina podem ser realizadas pelo aplicativo 156+POA.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895