Rompimento de adutora pode deixar parte de Novo Hamburgo sem água até terça

Rompimento de adutora pode deixar parte de Novo Hamburgo sem água até terça

Comusa vai adotar rodízio para amenizar problema

Rádio Guaíba

publicidade

A Comusa–Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo adverte para a possibilidade de falta de água em parte da cidade até o início da manhã de terça-feira. O corte no abastecimento se deve ao rompimento de uma adutora de água bruta na Estrada da Integração Leopoldo Petry. A autarquia acionou a Defesa Civil, já que a tubulação se rompeu perto de um conjunto de casas, causando danos em uma delas.

O vazamento começou às 17h30min, junto ao Arroio Manteiga. Com a chuva, o córrego está cheio e com correnteza forte, o que impede uma ação mais rápida da autarquia. A Comusa trabalha para que a situação esteja resolvida até a madrugada de segunda para terça. Não há previsão para término do conserto.

A adutora rompida leva parte da água captada no rio dos Sinos até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comusa. Parte do bombeamento precisou ser suspensa para evitar maiores danos e desperdício. Até a finalização, somente 50% da captação fica em operação, o que não é suficiente para abastecer toda a cidade.

Com essa situação, a Comusa vai adotar um sistema de rodízio, distribuindo água para os bairros conforme a demanda. A medida não evita a falta de água, apesar de amenizar o problema. A autarquia pede que a comunidade evite banhos demorados e a lavagem de carros e roupas até que o conserto seja concluído

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895