RS abre barragens e libera água da chuva em SC

RS abre barragens e libera água da chuva em SC

Cheia do Rio Uruguai afeta as usinas de Itá e Machadinho, no norte gaúcho

José Adelar Ody / Correio do Povo

Lago de Itá está praticamente com sua capacidade máxima

publicidade

As fortes chuvas que causam inundações e deslizamentos em Santa Catarina também afetam a bacia do Rio Uruguai, onde estão localizadas duas das maiores barragens do Sul do País. Em Itá, seis das dez comportas foram abertas e, em Machadinho as oito foram liberadas.

• Leia mais notícias sobre a chuva em Santa Catarina

O reservatório de Itá estava 98,73% cheio na tarde desta sexta, enquanto Machadinho estava com 99,50% da capacidade máxima. Em Itá, ingressavam 9.839 metros cúbicos de água por segundo e eram liberados 9.445. Em Machadinho, entravam 6.757 metros cúbicos e eram liberados 6.109.

Segundo o gerente geral do complexo de usinas, Elinton Chiaradia, esse período de chuva frequente e de cheia do Rio Uruguai se repete historicamente. Para minimizar o impacto para as comunidades abaixo das barragens, a gerência  mantém os reservatórios com o nível um pouco mais baixo do que o normal, com o objetivo de reter o excesso d’água.

“Essa possibilidade se esgota quando o nível chega no máximo e então é necessário liberar toda a água que chega no reservatório”, explica. Itá gera 1.450 megawatts e fica entre Itá (SC) e Aratiba (RS). A usina de Machadinho gera 1.140 megawatts e fica entre Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS). Nesta sexta à tarde, a região Alto Uruguai voltou a ter um dia de sol, depois de muita chuva.


Lago de Itá está praticamente com sua capacidade máxima | Foto: Juarez Tavares / Especial CP



Bookmark and Share




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895