RS amplia área de imunização contra febre amarela no Litoral gaúcho

RS amplia área de imunização contra febre amarela no Litoral gaúcho

Estratégia adotada se deve ao surto da doença que atinge São Paulo, Espirito Santo e Bahia

Franceli Stefani

RS amplia área de imunização contra febre amarela no Litoral gaúcho

publicidade

Trinta e quatro municípios localizados no Litoral do Rio Grande do Sul foram incluídos na área de imunização e controle da febre amarela. A informação foi veiculada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) que, dessa maneira, amplia a imunização para todos os municípios do Estado. A estratégia adotada pela pasta é preventiva, em função do surto da doença que atinge São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a cobertura vacinal atinge cerca de 70% da população. “Quem ainda não se vacinou pode procurar a unidade mais próxima da sua residência, de forma tranquila e sem pânico”, salientou.

Ele recomenda que pessoas que planejam viajar para os estados com surto da doença, a orientação é fazer a vacina 10 dias antes da viagem. Aqueles que já foram imunizados não precisam de doses de reforço. Gestantes, idosos e imunodeprimidos devem avaliar com seu médico os riscos e benefícios da imunização. A vacina contra a febre amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Os municípios que integram a área de imunização são: Aceguá, Arroio do Padre, Arroio do Sal, Arroio Grande, Balneário Pinhal, Candiota, Capão da Canoa, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Herval, Hulha Negra, Imbé, Jaguarão, Mampituba, Morrinhos do Sul, Morro Redondo, Mostardas, Palmares do Sul, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Turuçu e Xangri-lá.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895