RS registra dezenove mortes por meningite em 2015

RS registra dezenove mortes por meningite em 2015

Ao longo do ano, Estado contabiliza 70 casos confirmados da doença

Rádio Guaíba

publicidade

Um levantamento atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que já chega a 19 o número de mortes atribuídas às meningites, desde janeiro, no Rio Grande do Sul. Foram 17 óbitos provocados pela meningite bacteriana, o último deles confirmado em Fazenda Vila Nova, e dois em função da meningite viral.

Até essa mesma época do ano em 2014, o Estado tinha 51 casos e oito mortes devido à meningite bacteriana. Em 2015, o total de casos já chega a 70, mas o índice de letalidade é maior: 24,3% contra 15,7%.

O quadro da meningite bacteriana ainda não é endêmico, conforme a Secretaria, mas o número de casos de morte já é o maior desde 2010. O total empata com o de 2013, quando 17 pessoas também morreram, mas em 12 meses.

Quatro das 17 mortes de 2015 envolveram o sorogrupo B (para o qual só há vacina na rede particular) – duas em Viamão, uma em Sapiranga e uma em São Leopoldo. Sete decorreram do sorogrupo C (para a qual existe vacina na rede pública) – quatro em Cachoeirinha, uma em Dom Feliciano, uma em Canoas e uma em Lajeado. Nas demais seis mortes não houve identificação do sorotipo – duas em Porto Alegre, uma em Paraíso do Sul, uma em Santa Maria, uma em Santo Antônio da Patrulha e uma em Fazenda Vila Nova.

Até agora, só houve campanhas locais de vacinação em Cachoeirinha e três bairros de Gravataí, para o grupo de risco de 0 a 20 anos incompletos. A decisão de vacinação em caso de surto é cordada entre as três esferas de governo, federal, estadual e municipal.

A principal medida de controle da doença, segundo o relatório, é a notificação e investigação de qualquer suspeita.

A meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, sobretudo, pela infecção de vírus ou bactérias, mas fungos e parasitos também podem provocar a doença.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895