RS registra temperaturas negativas pelo oitavo dia seguido

RS registra temperaturas negativas pelo oitavo dia seguido

Apesar do amanhecer gelado, máximas devem ficar próximas dos 20°C

MetSul

publicidade

O Rio Grande do Sul amanheceu pelo oitavo dia seguido com temperatura abaixo zero. Conforme a MetSul Meteorologia, os termômetros acusaram -2,9ºC em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, -2,2ºC no Parque do Caracol, em Canela, e -0,9ºC no Vale da Vicentina em Farroupilha, na Serra. Todas essas estações estão situadas em áreas de baixadas. De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o ar frio se concentrou nesses locais, enquanto havia ingresso de ar mais quente nos pontos altos. Isso gerou enormes diferenças de temperatura dentro de uma mesma região.

Nachtigall citou o caso do Morro da Igreja, em Urubici, em Santa Catarina. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do alto da montanha, a 1,8 mil metros de altitude, registrava temperatura de 11ºC, às 8h. No mesmo horário, Florianópolis, ao nível do mar, marcava 4ºC.

Porto Alegre teve também outra madrugada gelada neste sábado. A menor marca observada na cidade ocorreu na estação do Sistema Metroclima da prefeitura, no bairro Lami, 1,9ºC. No Belém Novo, fez 2ºC. Já na Base Aérea de Canoas, a temperatura chegou a 1ºC com formação de nevoeiro. 

Apesar do amanhecer gelado, a entrada de ar quente e o predomínio de sol favorece rápida elevação da temperatura e as máximas devem ficar próximas dos 20°C em todas as regiões. O sol aparecerá no Estado, apesar de algumas nuvens que aparecem. O ingresso de ar mais quente durante o dia favorece forte elevação da temperatura e a tarde hoje deve ser a mais agradável da semana.

Depois da semana de frio histórico, a onda gelada tem suas últimas horas. No domingo, as máximas já devem superar os 20°C, porém, há possibilidade de pancadas de chuva.

A próxima semana começa sob intensa influência de uma massa de ar quente, que eleva as temperaturas até terça-feira. As máximas podem se aproximar dos 30°C.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895