RS segue com muito frio e marcas negativas nesta segunda-feira

RS segue com muito frio e marcas negativas nesta segunda-feira

Porto Alegre deve ter temperaturas entre 7ºC e 15ºC

MetSul

Semana de andar encasacado na Expointer

publicidade

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.036 hPa no Uruguai vai definir as condições do tempo nesta segunda-feira, a exemplo do fim de semana gelado. O dia começa e termina muito frio com temperatura baixa até durante a tarde, mesmo com a presença do sol.

Devem ocorrer marcas negativas na fronteira com o Uruguai e localidades de maior altitude do Sul e da Metade Norte gaúcha. Faz geada em muitas cidades durante o começo do dia, mas nuvens em parte do estado impedirão que seja generalizada. O sol vai aparecer em todas as regiões, mas na maior partenuvens altas vão estar presentes, avançando de Oeste para Leste.

As mínimas rondam 0ºC em Bagé e -2ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 17ºC em Uruguaiana e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7ºC e 15ºC.

A semana começa e vai terminar sob influência de ar frio de origem polar, mas não será toda ela fria. Isso porque são duas incursões de ar frio em momentos distintos. A primeira já se deu com uma queda brutal da temperatura. O sábado teve máximas acima de 30ºC em muitas cidades.

Na retaguarda, veio  uma frente fria que trouxe chuva, raios, granizo e rajadas de vento chegou o ar gelado. Estações apontaram no começo do domingo 4,0ºC em Canguçu, 4,8ºC em Bagé, 4,9ºC em Livramento e Jaguarão, 5,0ºC em Caçapava, 5,8ºC em Dom Pedrito, 6,3ºC em Encruzilhada e 7,0ºC em Santiago. Porto Alegre tinha 11ºC de manhã ou 21ºC a menos que na tarde anterior.

Como é comum nesta época do ano, a influência do ar frio dura pouco. Por isso, após as tardes frias ontem e hoje, amanhã às máximas ficam perto ou ao redor de 20ºC na maioria das localidades. O aquecimento precede nova frente fria que trará chuva em pontos do Oeste, Centro e o Sul quinta e em quase todo o estado na sexta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895