RS tem 29 surtos de síndromes gripais associados à Covid-19

RS tem 29 surtos de síndromes gripais associados à Covid-19

SES reportou 525 casos de Covid-19 originados a partir de surtos em indústrias e Instituições de Longa Permanência para Idoso

Correio do Povo

SES reportou 525 casos originados a partir de surtos em indústrias e Instituições de Longa Permanência para Idoso

publicidade

O Rio Grande do Sul tem 29 surtos de síndrome gripal associados ao novo coronavírus em 18 cidades diferentes. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, no período de 20 de março a 11 de maio, 21 surtos foram notificados em indústrias (frigoríficos, laticínios, entre outras) sete em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e um em uma casa-lar. Eles se somaram a outros oito pré-existentes. 

Os surtos foram registrados nas cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Nova-Araçá, Boa Vista do Sul, Passo Fundo, Marau, Tapejara, Serafina Corrêa, Não-Me-Toque, Saldanha Marinho, Santa Cruz do Sul, Trindade do Sul, Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Poço das Antas e Três Passos.

A contaminação nestes locais provocou 18 mortes por Covid-19, sendo metade de pessoas ligadas aos estabelecimentos e a outra de contactantes domiciliares de casos confirmados. Do número total de mortes, sete ocorrem em ILPIs e as demais em indústrias.

Esses surtos, contabilizou a SES, geraram uma exposição de 26,1 mil pessoas ao novo coronavírus. A partir desse contingente, 525 diagnósticos positivos de Covid-19 foram computados, em 16 municípios, incluindo Passo Fundo e Lajeado, os principais focos da doença no interior do Estado. O levantamento mostra que o frigorífico de Três Passos e Paço das Antas possuem "dados não informados" de casos e possíveis óbitos à pasta, o que abre espaço para os números totais serem maiores.

As maiores taxas de ataque – incidência da doença para um número de pessoas expostas – registradas foram em uma ILPI do município de Farroupilha (61,90%) e em um frigorífico no município de Lajeado (40,28%). 

O estudo também apontou que o número de hospitalizações nas cidades de Lajeado, Passo Fundo e Caxias do Sul deve dobrar em cerca de sete dias. Já o Rio Grande do Sul levaria 13 dias para dobrar a frequência de acúmulo na ocupação hospitalar. Porto Alegre aparece mais abaixo com um índice estimado de 37,3 dias para a mesma conta.

ILPIs

As Instituições de Longa Permanência para Idosos notificaram oito surtos de síndrome gripal, no período de 20 de março a 11 de maio, no Rio Grande do Sul. O total de expostos, entre moradores e residentes, foi calculado em 364 pessoas. Destes, 98 tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, sendo que sete idosos evoluíram para ao óbito. 

Indústrias

As indústrias gaúchas, em especial frigoríficos, reportaram 21 surtos de síndrome gripal associada à Covid-19 no período de 20 de março a 11 de maio. Os contágios deixaram 25.822 trabalhadores expostos aos vírus. Destes, 2.669 apresentaram sintomas da síndrome gripal. Até o momento, foram 427 casos positivos do coronavírus, sendo que dois evoluíram para óbito. A pasta contabilizou ainda outros nove óbitos de casos secundários a trabalhadores de indústrias neste período analisado. 

Até o momento, três frigoríficos, de Garibaldi, Lajeado e Passo Fundo, estão com as atividades totalmente suspensas mediante ordem judicial, enquanto outro frigorífico, de Lajeado, reduziu em 50% as atividades de abate.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895