RS tem a maior economia de energia durante o horário de verão

RS tem a maior economia de energia durante o horário de verão

Estado poupou 4,9% da demanda normal durante o período que se encerra domingo

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

publicidade

O Rio Grande do Sul foi o Estado que registrou a maior economia na demanda de energia durante o horário brasileiro de verão. Durante o período, houve redução de 249 MW consumidos, valor que representa 4,9% da demanda normal. O Estado ficou à frente de federações como Santa Catarina, que registrou economia de 4,8%, seguido do Paraná e Brasília, com 4,7%. A redução total no Brasil foi de 4,5%. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O horário de verão, iniciado em 21 de outubro de 2012, termina à 0h de domingo. Os relógios precisam ser atrasados em uma hora nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal. O principal benefício da implantação do horário de verão é o aumento da segurança operacional, que resulta da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão; da maior flexibilidade operativa para realização de manutenções em equipamentos, e da redução de cortes de carga em situações de emergência neste horário.

Neste verão, como as usinas termelétricas estão despachadas no máximo por razões energéticas, a economia de energia proporcionada pelo horário de verão contribuiu para a recuperação dos reservatórios do sistema. Com a redução de demanda decorrente da aplicação permanente do Horário de Verão, o custo evitado de investimento para a construção de térmicas a gás natural para atendimento à ponta é da ordem de US$ 1,9 bilhão ou R$ 3,5 bilhões.
Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895