RS tem pequeno aumento nas hospitalizações por casos de Covid-19

RS tem pequeno aumento nas hospitalizações por casos de Covid-19

Ocupação de leitos de enfermaria por pacientes confirmados com Covid-19 passou de 2.132 para 2.194 no RS

Gabriel Guedes

Semana inicia com pequeno aumento nas hospitalizações no RS

publicidade

Os números do monitoramento da pandemia, fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), apontam para um crescimento no número de hospitalizações neste início de semana, tanto em leitos clínicos como em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Somente entre o sábado e o domingo, a ocupação de leitos de enfermaria por pacientes confirmados com Covid-19 passou de 2.132 para 2.194 no Rio Grande do Sul, numa oscilação de 2,90%. Em relação aos leitos de UTI, houve uma ligeira variação de 0,4% na ocupação, passando de 2.631 para 2.645 pacientes. Entretanto, o número de pacientes com Covid-19 nas UTIs gaúchas, caiu de 1.595 para 1.583. Em Porto Alegre, a taxa de lotação das UTIs subiu pouco mais de 1%, passando de 82,99% para 84,08%, com 766 pacientes para 966 leitos disponíveis.

Veja Também

Conforme o boletim de hospitalizações do Governo do Estado, o RS conta atualmente com 755 leitos de UTI livres. Com isso, a razão de leitos livres para cada ocupado por paciente com Covid-19 no RS se encontra em 0,48, havendo um gradual aumento do atendimento a pacientes não-covid. Entretanto, as UTIs das Macrorregiões Serra, Norte, Vales, Centro-Oeste e Missioneira acumulam aumento de pacientes confirmados com a doença na semana que passou. Já os leitos clínicos, também tiveram aumento nas internações de pacientes com Covid-19 na última semana nas regiões Centro-Oeste, Norte, Missioneira, Serra, Vales e Sul.

Em Porto Alegre, apenas três hospitais apresentam ocupação de UTIs igual ou acima de 100%, que são o Moinhos de Vento (109,09%), Ernesto Dornelles (115%) e o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que está completamente lotado. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), uma das referências no atendimento a pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está com 85,44% de ocupação nas suas unidades para pacientes críticos. O Hospital Conceição, que faz o mesmo tipo de atendimento, não atualizou os dados, que permanecer os mesmos da última sexta-feira. O número de pacientes com Covid-19 reduziu nas UTIs da Capital, passando de 384 antes de começar o final de semana para 379 neste domingo.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895