Rua alagada há 15 dias prejudica moradores e comércio do bairro Sarandi

Rua alagada há 15 dias prejudica moradores e comércio do bairro Sarandi

Rua Pandiá Calógeras sofre com a falta de escoamento de água

Cláudio Isaías

Moradores reclamam de rua alagada há pelo menos 15 dias

publicidade

Os moradores da rua Pandiá Calógeras, na Vila Elizabeth, no bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre, vivem um verdadeiro drama cada vez que chove na cidade. A via, localizada entre a avenida Assis Brasil e a rua Martins Bastos, fica completamente alagada por diversos dias, o que dificulta a circulação de moradores e dos comerciantes da região.

Terezinha Jaroceski, proprietária de um armazém na rua Pandiá Calógeras, disse que perdeu a conta de quantas vezes já ligou para a prefeitura de Porto Alegre relatando o problema. "Quando chove a rua vira uma verdadeira piscina e dificulta a circulação das pessoas pela via", lamentou. Na manhã desta terça-feira, motociclistas circulavam pelas calçadas para evitar passar pela água.



Cansados de esperar pelo poder público, os proprietários do Atacado Carnetti realizaram obras de elevação do piso do estacionamento de veículos acima do nível da rua. O morador Geraldo Jaroceski afirmou que o problema de alagamento na região ocorre há pelo menos três décadas. "Estamos pedindo ao prefeito Nelson Marchezan Júnior que resolva o problema porque o comércio da região está tendo prejuízo e os moradores tem que conviver com o cheiro ruim da água que fica acumulada na via", ressaltou. Conforme Jaroceski, as equipes da prefeitura foram até a região tentar resolver a situação, mas o problema retorna de novo a cada chuva. "Existem vizinhos que não conseguem sair de casa porque a água suja tomou conta da rua e impede a circulação das pessoas", explicou.

A dona de casa Ana Maria Justo afirmou que a rede de esgoto pluvial está com problema e que deveria ser realizada uma inspeção rigorosa na estrutura da rua. "Solicitamos via Orçamento Participativo que fosse feita a troca de equipamentos porque a cada nova chuva forte a rua Pandiá Calógeras vira um verdadeiro caos para os moradores e para quem circula de carro na região". Segundo ela, as crianças que frequentam a escola municipal do bairro precisam passar pela água imunda. "A cada instabilidade tenho que limpar com água sanitária a frente da casa porque o cheiro é insuportável", acrescentou. O caso da rua Pandiá Calógeras está sendo verificado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

O que diz a Prefeitura de Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Seção Norte de Conservação de Águas Pluviais, constatou um rompimento de rede no local. As equipes já estão fazendo intervenções e corrigindo o problema. Informamos que somente foram abertos protocolos sobre o caso, via 156, à partir do dia 02 de abril.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895