Sábado começa com frio extremo, mas tem alívio durante a tarde no RS

Sábado começa com frio extremo, mas tem alívio durante a tarde no RS

Geada e temperaturas negativas ainda são aguardadas na maioria das regiões

MetSul

publicidade

O sábado começa mais uma vez com frio extremo no Rio Grande do Sul, mas em geral as mínimas se elevam em relação à gelada sexta-feira. Ainda assim, marcas negativas semelhantes ainda são previstas apesar do predomínio de sol

Mais uma vez se espera geada generalizada, forte na maioria das cidades e até severa em alguns setores. Marcas negativas tornam a ocorrer na Região Metropolitana e em alguns bairros da Capital. A massa de ar frio, contudo, perde força rapidamente e a tarde terá temperaturas amenas.

Localidades como São José dos Ausentes e Santa Rosa ainda tem previsão de mínimas de -7°C e -6°C. A amplitude térmica é maior, contudo, e as máximas podem rondar os 20°C em alguns pontos. Em Porto Alegre, a variação dos termômetros fica entre -1°C e 18°C, conforme projeções.

Recorde de temperaturas gélidas

Temperatura de -7,8ºC em Santa Rosa e -7,7ºC em Farroupilha. Termômetros indicando -9,2ºC em Bom Jardim da Serra (SC), município vizinho a São José dos Ausentes. Já seria suficiente para que o dia fosse meteorologicamente extraordinário. Mas teve mais! Muito mais! Várias cidades do Estado registraram suas menores mínimas em junho das últimas décadas. Houve recordes de um século.

O frio de enorme intensidade gerou ainda fatos incomuns. Porto Alegre amanheceu com temperatura abaixo de zero. Geou em bairros centrais da cidade que não viam o fenômeno há mais de uma década. Torres, incrivelmente, teve marca negativa. Geou em várias praias do Litoral Norte, quase à beira-mar, uma absoluta raridade.

Fez tanto frio no Estado que o gelo formado na madrugada não derreteu durante todo o dia em alguns pontos. Apesar do sol, ainda podia ser visto ao fim da tarde em algumas cidades. Não é à toa que o 8 de junho de 2012 vai para a história climática gaúcha.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895