São Sebastião do Caí enfrenta quarta enchente do ano

São Sebastião do Caí enfrenta quarta enchente do ano

Cheia do rio Caí obrigou 50 famílias a deixarem as casas

Marcos Koboldt / Correio do Povo

São Sebastião do Caí enfrenta quarta enchente do ano

publicidade

Os moradores de São Sebastião do Caí enfrentam a quarta enchente do ano. A cheia do rio Caí obrigou 50 famílias a deixarem as casas na madrugada desta terça-feira. Os desabrigados foram levados para o Parque Centenário. A Defesa Civil do município estima que o nível do rio possa chegar a 13,5 metros acima do nivel normal. Em 21 de julho – quando oito famílias foram removidas – as águas alcançaram 14,8 metros.

A dona de casa Roseli Padilha viu sua residência virar com a chuva. Ela, o marido e os seis filhos aguardam há 20 dias o retorno para o lar, que ainda não tem data definida. “Consegui salvar um fogão e um armário. O resto a água levou, mas antes perder os bens materiais do que a vida”, afirmou. O auxiliar de serviços gerais Marcos Fernando de Souza estima em mais duas semanas o período que vai precisar ficar no Parque Centenário com a esposa e os quatro filhos. “É mais complicado para as crianças. Mas para voltar ainda precisamos secar a casa e lavá-la. Vai um tempo ainda”, relatou.

A cheia do rio mobilizou mais uma vez os moradores no trabalho de retirada de objetos de dentro das casas na esperança de proteger os pertences. No bairro Navegantes, apesar da enchente, muitos moradores permaneceram dentro de casa ilhados, temendo a ação de ladrões. “Perdemos a conta de quantas vezes o rio avançou. Só não desistimos porque em alguns anos não há registro de enchente”, contou o pintor Ricardo Pacheco, que optou por levar móveis e utensílios domésticos para a casa de um irmão.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Jonas Wust, informou que não será decretada situação de emergência no município, já que após a enchente de julho já foi realizado o decreto, que tem validade por três meses.


No bairro Navegantes muitos moradores permaneceram dentro de casa ilhados | Foto: Vinícius Roratto

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895