Só 3% dos condutores suspensos entregaram CNH ao Detran

Só 3% dos condutores suspensos entregaram CNH ao Detran

Departamento do Rio Grande do Sul recebeu 396 das 10,8 mil carteiras previstas

Correio do Povo

publicidade

Dos 10,8 mil motoristas gaúchos que deveriam entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por terem o direito de dirigir suspenso, apenas 396 o fizeram até à tarde desta quarta-feira. O prazo terminou ontem. O restante dos condutores - 10,4 mil -, não compareceram a um Centro de Formação de Condutores (CFCs) para entregar o documento. O edital do Detran/RS, publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, convocou 10,8 mil condutores punidos administrativamente por meio de Processos de Suspensão do Direito de Dirigir para entregar a CNH em 48 horas.

Caso sejam flagrados dirigindo, os condutores suspensos estarão incidindo em crime de desobediência e violação da suspensão do direito de dirigir (crime de trânsito) com a responsabilização criminal prevista no artigo 330 do Código Penal, na qual pena de detenção varia de 15 dias a 6 meses, e do artigo 307 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê detenção de 6 meses a um ano e multa, além da cassação do documento de habilitação. A cassação implica em reinício de todo processo de habilitação após os dois anos de cumprimento da penalidade.

Combate
 
O ddital obedece a Resolução número 34/10, do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS), publicada em 16 de novembro, que estabelece o prazo para entrega do documento e visa o fiel cumprimento da lei e o combate à impunidade.

O Detran do Estado informará a lista dos condutores suspensos às autoridade, como Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar e órgãos de trânsito municipais, para que intensifiquem a fiscalização de trânsito com o recolhimento da CNH e apresentação do condutor à delegacia de polícia. 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895