Saúde da Mulher é prioridade para o Governo do Estado

Saúde da Mulher é prioridade para o Governo do Estado

Dos quase 11 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, 5 milhões são mulheres

Rádio Guaíba

publicidade

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou o saldo positivo nas ações de atenção integral à saúde da mulher, em 2009. Elas são mais da metade da população gaúcha. Dos 10.914.042 habitantes do Rio Grande do Sul, 5.569.170 são mulheres. Por isso, as principais ações foram voltadas para a promoção da qualidade do atendimento e para a implementação da rede de proteção e de serviços.

Os principais eixos de atuação foram direcionados ao controle de doenças prevalentes, como câncer de colo de útero e câncer de mama, combate à violência e atenção à gestação e ao parto. Na área da formação profissional, a SES realizou capacitações para serviços de radiologia, citologia e anatomia da mama, capacitações em citopatologia do câncer de colo do útero, capacitação em radiologia mamária e capacitação para o pré-natal abrangendo todos os municípios da região dos Vales.

Na promoção da saúde materna, foram realizados dois encontros da Casa da Gestante, em abril e dezembro, com a participação dos 49 hospitais que implantaram esse serviço, bem como os 29 hospitais que são referência em gestante de Alto Risco no Estado. Foi realizado, ainda o Seminário Estadual de Mortalidade Materna, em agosto, com 120 participantes, representando as Coordenadorias Regionais de Saúde, municípios sede das Regionais e municípios com maiores índices de mortalidade materna e neo-natal do RS.

No combate à violência, foi estimulada a valorização do acolhimento no atendimento à mulher vítima, a partir de uma articulação intra-institucional e intersetorial, com a sensibilização de gestores municipais e profissionais de saúde para atenção a esta problemática. Também, nesta área, houve um trabalho de capacitação juntamente com o Programa de Prevenção à Violência (PPV), que faz parte dos programas Estruturantes do Governo do Estado, possibilitando a formação de rede de proteção às mulheres.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895