Santa Maria confirma 485 casos de toxoplasmose

Santa Maria confirma 485 casos de toxoplasmose

Destes, 41 são mulheres grávidas

Correio do Povo

publicidade

A prefeitura de Santa Maria e o Governo do Estado divulgaram, nesta sexta-feira, o novo boletim de investigação do surto da Toxoplasmose que confirmou 485 casos na cidade. Destes, 41 são mulheres grávidas. De acordo com o documento, os dados até o momento notificaram à Vigilância em Saúde do município, 1.176 casos, sendo que 825 ainda são considerados suspeitos e 351 necessitam de classificação. Além destes, 185 foram descartados e 155 estão em investigação.

De acordo com o boletim, os dados são baseados no estudo de 79 casos para levantamento do perfil epidemiológicos. No total, a maioria dos casos foram registradas em pessoas brancas (63 casos) seguido de pessoas negras (8). Em relação à escolaridade, 30,4% das pessoas com toxoplasmose têm Ensino Superior Completo. Dos 79 casos, apenas 19 necessitaram de internação hospital e, um, de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda, do total de casos em investigação aprofundada, 43 pacientes foram atendidos por médico oftalmologista.

Prevenção e investigação seguem em Santa Maria

A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, informou que o trabalho de prevenção e investigação sobre a doença continua mobilizando os profissionais. Eles seguem realizando aplicação de questionários para a população e análises de amostras. Segundo Liliane, nesta sexta, dois pacientes procuraram Unidades de Saúde com sintomas da doença, foram medicados e forneceram material para exame.

De acordo com a secretária, foi confirmado que neste fim da semana tanto o Pronto Atendimento da prefeitura, no bairro Patronato, quanto o da Tancredo Neves terão profissionais para receber pessoas com suspeita da doença.

A secretária reforça o alerta de cuidados preventivos, como lavar bem frutas e verduras, evitar o consumo de carne crua ou mal cozida, usar luvas ao manusear terra e não tomar água sem tratamento ou proveniente de fontes ou bicas sem fiscalização sanitária.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895