Sarampo causa alerta epidemiológico em Porto Alegre

Sarampo causa alerta epidemiológico em Porto Alegre

Professora que esteve em Miami apresentou sintomas

Correio do Povo

publicidade

Um caso suspeito de sarampo em Porto Alegre resultou em um alerta epidemiológico por parte da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). Uma professora de 36 anos que viajou a Miami, onde existe um surto da doença, procurou um hospital privado porque apresentou os sintomas da doença. A instituição de saúde, que não teve o nome divulgado, informou à coordenadoria no dia 7 de março, que logo iniciou a investigação sobre o caso.

A enfermeira Rosane Simas Gralha, responsável técnica das Doenças Exantemáticas da CGVS, disse que já foram desencadeadas ações de vigilância e controle para impedir a propagação da doença. Segundo ela, os familiares da paciente, que trabalha em uma escola da rede pública estadual, foram imunizados, assim como seus alunos.

A Coordenadoria de Vigilância tomou várias medidas, como a vacinação dos funcionários do local onde ela foi atendida. Além disso, foi emitido um alerta epidemiológico para os profissionais de saúde dos serviços de urgência e atenção básica da Capital. Conforme Rosane, a população teve ter cuidado ao viajar a locais onde há surto da doença, em especial os EUA e, no Brasil, estados de Pernambuco e Ceará. As pessoas que apresentarem febre, tosse, coriza ou conjuntivite devem imediatamente procurar atendimento médico.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895