Secretária de Saúde descarta surto de meningite em Porto Alegre

Secretária de Saúde descarta surto de meningite em Porto Alegre

Capital registrou seis mortes pela doença neste ano

Cláudio Isaias

publicidade

“Não existe surto de meningite em Porto Alegre”. A informação é do médico pediatra Benjamin Roitman, coordenador da Equipe de Vigilância em Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que pediu que a população não entre em pânico. “Não existe um quadro de surto ou epidemia na cidade. Temos informações de que as pessoas estão procurando clínicas particulares para realizar a vacina. Não existe há motivo para isso”, explicou.

Segundo Roitman, a vacinação contra a meningite faz parte do calendário do Ministério da Saúde. No entanto, não está previsto para este ano a realização da imunização contra a doença na Capital. Porto Alegre registrou seis mortes neste ano, de um total de 21 casos. Do levantamento divulgado pela SMS, 2014 é o ano que registra o maior número de mortes, mesmo não sendo o ano com mais registros da doença. Conforme Roitman, as seis mortes deste ano atingiram uma criança de dois meses e uma de quatro anos, um jovem de 20 anos e três adultos. Neste ano, a maioria dos casos de meningite foi provocada pelo tipo C.

Conforme Roitman, o número de casos de 2014 está dentro da média na relação com anos anteriores, tanto no número de infectados quanto no de mortes. “A equipe de vigilância em doenças transmissíveis emitiu um alerta chamando atenção para hospitais e emergências sobre a doença. Agora, surto ou epidemia de meningite não existe em Porto Alegre”, acrescentou. Segundo o médico pediatra, somente haveria surto de meningite se acontecesse um aumento de 50% nos casos acima do histórico dos últimos anos, o que não é a situação da Capital.

A transmissão da meningite ocorre por via respiratória e exposição prolongada. O risco é maior entre as pessoas que tem convívio íntimo com o doente, como aquelas que vivem na mesma casa ou dormem no mesmo alojamento - para as quais é recomendado o uso de medicamento para evitar outros casos.

Na rede pública, como o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, é realizada a imunização contra o tipo C para crianças com três meses, cinco meses e um reforço com um ano e três meses. Nas clínicas privadas, é oferecida a vacina quadrivalente, que cobre diversos tipos de meningite. O preço é de R$ 270,00. Já a imunização para a C pode custar R$ 130,00.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895