Segurança pública ganha reforço em Novo Hamburgo

Segurança pública ganha reforço em Novo Hamburgo

A partir do projeto “Crack, é possível vencer”, Guarda Municipal e BM receberam veículos e equipamentos

Correio do Povo

Guarda Municipal e BM receberam veículos e equipamentos

publicidade

As entidades de segurança de Novo Hamburgo, na região Metropolitana, receberam hoje um reforço para ações de combate e prevenção à violência. Por meio do programa “Crack, é possível vencer”, a Guarda Municipal recebeu duas motos e dois veículos, equipamentos com sirene, giro flash e strobo. Os agentes ainda foram contemplados com 50 armas de baixa letalidade, com descarga elétrica modelo Taser, juntamente com 75 sprays de pimenta gel.

“Para atuar neste projeto, 20 agentes participaram, durante todo o mês de agosto, de um curso de capacitação de 160 horas, para saber como, e em que situações, manusear estes novos equipamentos que serão utilizados em áreas onde existam a maior incidência do tráfico de drogas”, explicou o diretor da Guarda Municipal Everaldo Rosa.

Já a Brigada Militar, recebeu dois novos veículos e um micro-ônibus, equipado com cinco câmeras de videomonitoramento, quatro nas laterais do carro e uma giroscópica em um maestro, na parte frontal do veículo. Além disso, outras 19 câmeras sem fio, que já operam em diversos bairros da cidade, serão incorporadas ao sistema de monitoramento, que poderá ser visualizado de dentro do veículo, que possui três monitores. “Cerca de 70% da violência é fruto do tráfico de drogas, e é nesse campo que estes investimentos serão direcionados, já que muitos usuários de drogas ingressam no crime através da busca de recursos, que vem de pequenos furtos, para menter o vício”, salienta o comandante do Policiamento Ostensivo no Vale do Sinos, coronel Armindo Thomé Marques.

De acordo com o prefeito Luis Lauermann, o programa “Crack, é possível vencer” foi desenvolvido em julho do ano passado, e aprovado no mês passado, representando investimentos totais de R$ 1,5 milhão. “Com estes valores vamos salvar muitas vidas, e teremos um trabalho ainda mais integrado entre os órgãos de segurança do nosso município”, comenta.

Lançado pelo governo federal em 2011, o projeto é voltado para a prevenção da violência por meio da prevenção às drogas. “Com o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção para que os usuários e seus familiares, a ação vai trabalhar na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social aos dependentes químicos do nosso município”, frisou o coordenador do projeto na cidade, Edson Marcelo da Costa.


Bookmark and Share



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895