Seis imigrantes haitianos desembarcam em Porto Alegre

Seis imigrantes haitianos desembarcam em Porto Alegre

Um deles quer permanecer na Capital e demais devem seguir para Gravataí, Erechim e São Sebastião do Caí

Jézica Bruno

Haitianos foram recebidos pela Secretaria de Direitos Humanos do município

publicidade

Mais seis imigrantes haitianos desembarcaram, na noite desta terça-feira, na rodoviária de Porto Alegre. Recebidos por representantes da Secretaria de Direitos Humanos do município (SDH), cinco deles chegaram à Capital com um destino final estabelecido. Dois homens embarcaram no mesmo dia para Erechim e um outro para Gravataí. Outros três foram encaminhados ao alojamento Centro Vida Humanístico, onde deveriam permanecer até o embarque nessa quarta-feira para Gravataí e São Sebastião do Caí. Apenas um deles se fixaria na Capital.

O haitiano Georges Alix, engenheiro de computação e professor de Francês, que está estabelecido na capital gaúcha desde 2006, atuou como tradutor na chegada dos imigrantes. “Vim ajudar na comunicação para que eles consigam fazer contato com os seus amigos que já estão aqui”, afirmou. Ainda na rodoviária, um empresário alertou os representantes da SDH sobre a necessidade de funcionários para trabalhar na sua empresa, voltada a construção civil.

Desde a madrugada de sábado chegaram 43 imigrantes no Estado, entre haitianos, senegaleses e africanos. Até a terça-feira, 39 estavam sendo atendidos pelo Centro Vida Humanístico, localizado no bairro Sarandi, na zona Norte. O alojamento reúne doações para oferecer aos estrangeiros que chegam. Entre as principais necessidades estão produtos de limpeza, roupas de cama e comida.

Na madrugada de sábado 28 imigrantes chegaram em Porto Alegre. Logo em seguida, no domingo, desembarcaram mais dois. Na segunda-feira foram 13 e nessa terça-feira mais seis. A expectativa da SDH é de que nesta quinta-feira mais um ônibus deve chegar na Capital com imigrantes em busca de um espaço no mercado de trabalho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895