Sem aglomeração, Porto Alegre tem movimento tranquilo na vacinação de adultos contra Covid-19

Sem aglomeração, Porto Alegre tem movimento tranquilo na vacinação de adultos contra Covid-19

Primeira dose da vacina foi aplicada em pessoas com 18 anos ou mais nesta segunda-feira

Cláudio Isaías

Primeira dose da vacina foi aplicada em pessoas com 18 anos ou mais nesta segunda-feira

publicidade

Porto Alegre manteve nesta segunda-feira a vacinação para toda a população adulta com 18 anos ou mais. A aplicação da primeira e da segunda dose - Coronavac e Astrazeneca - foi realizada em 11 postos de saúde. O sistema de drive-thru não foi realizado na Capital. A movimentação nas unidades de saúde foi marcada pela tranquilidade e não havia aglomeração de pessoas.

Também foi retomada a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos e a aplicação da segunda dose da Pfizer. Para receber a primeira dose da vacina, todas as pessoas tiveram que apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre.

No auditório do colégio Júlio de Castilhos, referência para quem se vacina no Centro de Saúde Modelo, a circulação foi tranquila e não foi registrada aglomerações. A comerciária Gisele Ferreira, 25 anos, disse que estava emocionada por ter feito a vacina. A jovem explicou que vai seguir com todos os cuidados de prevenção. "A hora é de seguir utilizando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social", acrescentou.

Já o estudante Matheus Ferreira, 19 anos, morador do bairro Azenha, disse que estava ansioso por realizar a imunização contra a Covid-19. Porém, segundo ele, não estava encontrando tempo para ir até o posto de saúde em função do trabalho. No Centro de Saúde Santa Marta, cerca de 40 pessoas aguardavam o começo da imunização. No local, foi oferecido a segunda dose da Coronavac e da Astrazeneca. 

Para os profissionais de saúde ou da educação realizarem a vacinação, foi preciso apresentar documento que comprovasse o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes com comorbidades, foi necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc). O comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras para quem recebeu Astrazeneca há pelo menos dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias.

Já a aplicação da segunda dose da Pfizer estará disponível em 12 unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. A segunda dose da Coronavac está disponível em 13 postos de saúde para as pessoas  receberam a primeira dose há 28 dias.

O agendamento pelo aplicativo para a vacina da Coronavac pode ser feito pelo 156+POA - agendas para a unidade Bananeiras na avenida Aparício Borges. Já a segunda dose da Astrazeneca, para quem se imunizou com a primeira dose há dez semanas está a disposição em 30 unidades de saúde da Capital, das 8h às 17h, e mais 18 farmácias parceiras, das 9h às 17h (farmácias parceiras). O agendamento pode ser feito também pelo aplicativo 156+POA - agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim das 10h às 19h.

A segunda dose da Pfizer para o público que recebeu a primeira dose há dez semanas ou mais é aplicada em 12 unidades de saúde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895