Sem neve, geada toma conta de paisagens próximas a Região Metropolitana

Sem neve, geada toma conta de paisagens próximas a Região Metropolitana

Serra gaúcha registrou temperaturas próximas a 0ºC nesta madrugada

Gabriel Guedes

publicidade

O amanhecer gelado desta sexta-feira não teve o branco da neve na paisagem da Serra Gaúcha. Em seu lugar, e não menos encantador, as temperaturas próximas a 0ºC formaram uma intensa geada na madrugada desta sexta-feira.

Em Santa Maria do Herval e Morro Reuter, duas cidades da Rota Romântica, encravadas na encosta da Serra, distantes cerca de 70 quilômetros de Porto Alegre, o acúmulo de gelo era visível até mesmo na metade da manhã desta sexta-feira. Até poças d’água congelaram. O céu aberto e o tempo mais seco durante a madrugada, depois de uma tarde de chuviscos e precipitação invernal - chuva congelada e até neve, que não se acumulou - contribuíram para um começo de sexta-feira de muito frio.

Em Santa Maria do Herval, o curtidor aposentado Cláudio Tosatti, 64 anos, caminhava com pressa pelas ruas da pequena cidade. Perguntado sobre a urgência, não titubeou. “Indo buscar lenha, fazer um foguinho”, contou. Segundo o morador, além da falta de fogo, a água não saia das torneiras da casa dele. “Devem ter congelado”, acreditou. Atrás dele, um termômetro de rua marcava 0ºC por volta das 7h45.

Em um posto de combustível no centro de Santa Maria do Herval, a lona preta de um caminhão amanheceu branca de gelo. Atrás dele, a água empoçada na tampa de uma caixa d’água, que aguarda instalação em uma obra, ficou totalmente vitrificada pelo gelo, que não se quebrava facilmente. Mesma situação era possível observar em outros pontos de acúmulos de água em estradas vicinais das duas cidades.

Uma estação meteorológica situada próxima a VRS 873, em Morro Reuter, em uma região com 720 metros de altitude, registrou a mínima de 0,4 grau às 3 da manhã desta sexta-feira. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, a temperatura voltaria a se cair acentuadamente a partir do fim da tarde e durante a noite, antecedendo um sábado muito gelado. Haverá temperaturas negativas e novamente ocorrência de geada, que em alguns lugares do Rio Grande do Sul se formou muito cedo, ainda entre 19h e 20h de hoje em alguns municípios.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895