Semana da Consciência Negra tem palestras e oficinas na Assembleia Legislativa do RS

Semana da Consciência Negra tem palestras e oficinas na Assembleia Legislativa do RS

Programação ocorre de 13 a 20 de novembro

Eduardo Amaral

Programação ocorre de 13 a 20 de novembro

publicidade

Iniciou nesta terça-feira a 10ª Semana da Consciência Negra que acontece na Assembleia Legislativa. Até o dia 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra, serão realizadas uma série de eventos, palestras e debates sobre a questão do racismo e a valorização dos negros na sociedade gaúcha, finalizando com a entrega do Troféu Carlos Santos, em alusão ao primeiro negro eleito deputado no Rio Grande do Sul, e a medalha Zumbi dos Palmares.

A primeira ação do evento foi a abertura da exposição fotográfica Respeite nossa Ancestralidade: retratando a beleza negra com diversos olhares. As imagens da fotógrafa Lourdes Helena de Jesus da Rosa buscam retratar pessoas negras que ocupam as mais variadas posições na sociedade gaúcha. Experiente em projetos sociais, a autora buscou mostrar profissionais que atuam em cargos diversos.“Procurei fugir do estereótipo de quando se fala em uma pessoa negra pensa em Carnaval, tira foto de um passista, mas ali é uma figura anônima, que não tem nome nem voz, e quis dar nome às pessoas.”

Coordenadora do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais e uma das organizadoras da semana, Franquilina Maria Correia Marques Cardoso, diz que as fotos são uma demonstração da capacidade dos negros em ocupar diversos cargos na sociedade, além de reforçar o debate sobre igualdade. “Pensamos a exposição com pessoas de diversos setores de trabalho para mostrar que nós negros estamos em todos os espaços, provando que temos condições e competência. Essa exposição traduz essa visão de que são todos iguais e portanto as oportunidades também tem que ser iguais.”

O coordenador do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), Celso Procópio, acredita que a exposição fotográfica também é uma maneira de cobrar das autoridades políticas públicas que garantam a igualdade racial. “Não é só na hora de nos darmos o voto que queremos ser ouvidos, mas também está na hora também atenderem nossas demandas”, explica ao se referir a última atividade do evento, a Marcha Zumbi e Dandara Independente, que será realizada no dia 20 a partir das 18h no Largo Zumbi dos Palmares.

Procópio também espera que a Semana seja um momento de pensar sobre os próximos passos a serem dados em busca da igualdade. “Queremos fazer uma reflexão de onde viemos e para onde vamos, também nas questões que nos diferencia no dia dia do racismo e o fascismo devido a cor da pele, pois quanto mais escura sua pele maior o nível de racismo.”

Programação 

14/11
• Painel: De Palmares para Política: Pensar o presente, Protagonizar o Poder, na sequência haverá um debate sobre o tema - 15h30min no Plenarinho da Assembleia;
• Debate: De Palmares para Política: Pensar o Presente, Protagonizar o Poder! - 16h no Plenarinho da Assembleia;

19/11
• Oficina de autoestima: Sou Mulher Negra, Sou Linda! - às 14h30min na Sala José Lewgoy;

20/11
• Sessão Solene alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra - 14h no Plenário da Assembleia;
• Sarau Especial – Loma - 16h30min no Teatro Dante Barone;
• Marcha Zumbi e Dandara Independente - 18h no Largo Glênio Peres


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895