Semana do Folclore 2022 é lançada em Porto Alegre

Semana do Folclore 2022 é lançada em Porto Alegre

Evento em faculdade no bairro Praia de Belas reuniu representantes de diversas regiões gaúchas

Felipe Faleiro

publicidade

A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) lançou, nesta quarta-feira, a Semana do Folclore de 2022, no auditório da Faculdade IBGEN, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. A proposta do evento, no qual participaram representantes de cerca de 50 municípios gaúchos, foi apresentar sugestões para que as cidades organizem suas próprias atividades. A Semana está marcada para o período entre 15 e 22 de agosto e marcará, neste ano, o centenário de Lilian Argentina, uma das maiores pesquisadoras e folcloristas gaúchas e ainda membro da Comissão Nacional de Folclore.

A intenção também é incentivar a retomada das atividades presenciais, depois de dois anos de pandemia, em que muitas das ações foram realizadas de forma virtual, enquanto outras não puderam acontecer. A Comissão também incentiva que os projetos respeitem as especificidades municipais e regionais, de acordo com seu presidente, Rogério Bastos. “O folclore é o imaginário, é espontâneo, não acontece apenas nos CTGs, mas no dia-a-dia, na periferia, nas ruas, na vida de crianças e adultos. Ele nos leva a ter esperança, é transmitido entre gerações. Se não tivermos esperança num amanhã melhor, perdemos tudo o que temos da nossa vida”, salientou ele.

Prefeitos, representantes de secretarias de Cultura, Turismo e profissionais pedagógicos estiveram presentes. Entre os eventos incentivados pela Comissão, estão apresentações musicais, de danças, teatro e circo, palestras, exposições, tropeadas, carreteadas, entre outros. O prefeito de Lavras do Sul, na Campanha, Sávio Johnston Prestes, relatou que em 2021 as ações no município foram realizadas de forma online, mas que tiveram bom engajamento da comunidade. “Esta atividade é importante para que possamos nos reencontrar e proporcionar este intercâmbio de ideias”, comentou ele. 

Segundo o prefeito, a cidade manterá a fórmula trazida no ano passado, de contar às crianças nas salas de aula a respeito dos aspectos do folclore, assim como ações em locais públicos. “Temos muitas lendas e histórias, e ainda queremos celebrar”, afirmou Prestes. O responsável pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Estância Velha, Raoni Forian, disse que as ações folclóricas são importantes para o município do Vale do Sinos, de tradição e colonização germânicas.

“Eventos como este fortalecem a busca por nossa identidade, no nosso caso, por meio dos grupos tradicionais e da própria cultura da população. Estamos em um momento bastante delicado, mas queremos um refortalecimento cultural. Trabalhamos para que estes grupos sobrevivam, consigam levar sua arte adiante e ainda que possam se profissionalizar de alguma maneira”, disse Raoni. O próximo passo é a adesão dos municípios interessados até o próximo dia 20, e ainda em maio, a assinatura dos termos de parcerias entre as cidades e a Comissão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895