Semana Farroupilha movimenta comércio de artigos gauchescos

Semana Farroupilha movimenta comércio de artigos gauchescos

Entre os itens mais vendidos estão as pilchas

Giullia Piaia

publicidade

A proximidade da Semana Farroupilha, daqui a menos de duas semanas, já aumenta as vendas em lojas especializadas em artigos gauchescos. Entre os itens mais vendidos estão as pilchas - sejam bombachas, botas, chapéus ou camisas. Tudo que não pode faltar na vestimenta do gaudério. O movimento nesta época do ano é tão grande que os lojistas a consideram o "Natal" da categoria.

Na avenida Alberto Bins, no Centro de Porto Alegre, uma loja com mais de 26 anos comemora a volta dos clientes após dois anos de pandemia. "Foram dois anos sem eventos tradicionalistas, então baixou muito o movimento. Agora com a Expointer e o acampamento Farroupilha, além de bailes e festas em escolas, tem melhorado", comenta Bruno Anjos de Souza, filho do proprietário da loja.

Segundo Bruno, já é possível perceber um aumento nas vendas a partir de maio. "O pessoal começa a se preparar quando começa o inverno. É um aumento bem considerável em relação ao verão", explica. Com a aproximação das festividades nativistas, as vendas sobem ainda mais. "Tem muitas pessoas que usam a pilcha apenas neste momento do ano e quando tiram do armário percebem que não serve mais, ou que não está em bom estado, e aí vêm renovar o guarda-roupa", complementa.

A loja chega a receber produtos especiais para a data, como modelos diferenciados de pilchas, com bordados ou motivos que não estão disponíveis em outros meses.

Loja recebeu modelos especiais de faixas para prendas. Foto: Matheus Piccini

Este ano, a família resolveu expandir o negócio - e bem a tempo das festas. Eduardo Anjos, irmão de Bruno, é agora proprietário de uma outra loja de artigos gauchescos, que abriu há cerca de 20 dias, na mesma rua. "Como acabamos de abrir, colocamos uma meta baixa, mas estamos conseguindo cumpri-la bem", conta, feliz, o proprietário. "Tinha uma demanda reprimida, depois da pandemia. A expectativa é grande", opina.

De forma temporária no Parque Harmonia, para o acampamento Farroupilha, que ocorre de 7 a 20 de setembro, também se encontram algumas lojas gaudérias. Vitor Brum é vendedor em uma delas, que, habitualmente, fica em Caçapava do Sul. O piquete da loja começou a ser montado no dia 1º e entrou em funcionamento na última quinta-feira. "O movimento agora é de quem está montando os piquetes, mas estamos na expectativa para atender todos os que vierem prestigiar o evento, nem que seja apenas de passagem, durante um passeio pela Orla do Guaíba", diz o vendedor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895