Escolas da rede pública participam de concurso de culinária no Acampamento Farroupilha

Escolas da rede pública participam de concurso de culinária no Acampamento Farroupilha

Vencedora do concurso terá direito a um churrasco típico gaúcho

Felipe Samuel

Alunos da escola Professor Américo Braga, de Eldorado do Sul, produzem carreteiro

publicidade

Três escolas da rede pública da Região Metropolitana participam nesta segunda-feira, no Acampamento Farroupilha, da etapa final de um concurso de culinária promovido pelo piquete do DTG Morro da Tapera. O Concurso Master Tchê vai escolher o melhor prato típico do Rio Grande do Sul, mas que têm suas origens ligadas às tradições de outros povos. O projeto foi desenvolvido seguindo a temática dos festejos de 2022: “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

A cada dia será uma escola a apresentar seu preparo e origem. Ligado à Associação dos Servidores de Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), o piquete receberá a última concorrente na quarta-feira. Nesta segunda-feira, 20 alunos da escola Professor Américo Braga, de Eldorado do Sul, produziram um carreteiro. A professora Priscila Munhoz Berchon, que conduziu o grupo até o acampamento, afirma que a instituição escolheu o arroz porque é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. “A gente fez então uma releitura desse arroz de carreteiro pra um arroz cremoso dentro da possibilidade das crianças com a carne de churrasco que é uma tradição do gaúcho”, explica.

Para participar da disputa, os estudantes do ensino médio estudaram a origem do cultivo do arroz no Estado, que é maior produtor do país. “A ideia é trazer as temáticas da sustentabilidade, do reaproveitamento de alimento, da alimentação intuitiva, de uma alimentação mais saudável para que eles possam produzir o seu próprio alimento e se alimentar de uma forma mais saudável e econômica”, ressalta, acrescentando que o arroz era o prato principal dos tropeiros.

“É uma oportunidade de cultivar um pouco da tradição, que de certa forma está um pouco perdida entre as escolas. A ideia é a escola trazer a tradição gaúcha, mostrar nossas origens da cultura para eles aprenderem e conhecerem. Muitos nem conheciam os espaços aqui. Em dois anos de pandemia eles permaneceram em casa trancados. Para eles está sendo algo bem diferente”, afirma. A estudante Nicolle Schneid, 15, explica que o concurso é uma oportunidade única.

“Representa aprender mais sobre a nossa própria cultura, porque ultimamente a gente tem estado muito desconectado de todo o nosso lado mais tradicional. Ter a oportunidade de vir aqui no Acampamento Farroupilha e cozinhar um prato típico é uma experiência única e muito boa”, destaca. Brenda Lisiane Boneberg, 16, também participou da produção do carreteiro. “É uma experiência nova, estou adorando bastante, eu não tinha feito esse carreteiro ainda e adorei muito”, observa.

Segundo o patrão do DTG e presidente da ASJ, Paulo Olympio, os pratos serão avaliadas por uma comissão técnica e receberão notas de acordo com os critérios sabor, apresentação e embasamento cultural. “O DTG Morro da Tapera já acampa seguramente há mais de 25 anos aqui nesse parque e tem sempre desenvolvido projetos culturais, especialmente focado naquilo que o MTG, por exemplo, tem orientado nos seus congressos anuais, quando define qual será a temática do próximo acampamento”, destaca. 

O concurso, que integra o projeto Tradição à Mesa, começou em agosto. “Tem sido muito importante o trabalho das escolas, de forma que elas aderiram a esse trabalho de apresentar receitas e fazer um certame que terminou afunilando em três escolas”, explica. As escolas finalistas são: E.E.E.M Professor Américo Braga (Eldorado do Sul); a E.E.E.F Coelho Neto (Porto Alegre), que fará a típica polenta gaúcha no dia 13, e E.M.E.F Décio Martins Costa (Porto Alegre), que assará sua cuca no dia 14. 

A escola vencedora receberá como prêmio um voucher de um dia na sede campestre da ASJ, com direito a um churrasco típico gaúcho. A divulgação das notas e da equipe campeã ocorrerá no dia 15 de setembro, às 14h.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895