Serra Gaúcha terá castelo francês e Disneylândia do vinho

Serra Gaúcha terá castelo francês e Disneylândia do vinho

Dois grandes empreendimentos anunciados nesta semana prometem transformar o Vale dos Vinhedos

Jonathas Costa

Castelos do Vale Resorts e Bewine prometem modificar a experiência de enoturismo na Serra Gaúcha

publicidade

A retomada do setor de turismo, fortemente impactado pela Covid-19 e as medidas restritivas para conter a disseminação do vírus, já é uma realidade. Dados recentes da Associação Brasileira de Companhias Aéreas indicam que o volume de voos diários está retornando ao patamar pré-pandêmico no país em velocidade animadora, principalmente se tratando da malha aérea nacional. “É que o brasileiro aprendeu a conhecer o Brasil”, resume Marcos Antonio Valduga, à frente da vinícola Dom Cândido. 

É nas terras frutíferas dos parreirais de sua tradicional família, na charmosa região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que será erguido um verdadeiro castelo francês. O megaempreendimento, lançado na última quinta-feira, coroa uma rodada de anúncios de investimentos superlativos na região da Serra Gaúcha, todos com o foco no conceito de viagem familiar e que projetam um futuro próspero para o turismo gaúcho e brasileiro neste momento de retomada.

O Castelos do Vale Resorts será o primeiro resort do Brasil dentro de uma vinícola. Inspirado no Vale do Loire, na França, terá um investimento de R$ 100 milhões e será composto por 185 unidades, divididos entre castelos temáticos, palacete térreo e palacete duplex com jacuzzi na sacada. O empreendimento será erguido no modelo de multipropriedade e contará com duas fases de execução. As obras começam em março de 2022, logo após o fim da colheita na vinícola, e a inauguração está prevista para novembro de 2025. 

“Todo o conceito foi pensado para que as férias em família sejam dignas da realeza. Pensando na criançada, desenvolvemos a Turma do Castelo, que são personagens que irão comandar a programação infantil do resort”, detalha José Roberto Nunes, CEO da Mundo Planalto, empresa de planejamento urbano com forte atuação no Centro-Oeste e que, agora, amplia seu portfólio de negócios no Sul com a parceria com vinícola gaúcha. “Enquanto os pais vão relaxar tomando um bom vinho, os filhos se divertem com figuras lúdicas”, complementa Nunes. 

Outro empreendimento que promete transformar a região também tem como meta o ano de 2025 para a inauguração. Criado para ser nada menos que o maior parque temático do vinho do mundo, o Bewine já nasceu com um apelido: a Disneylândia do vinho. O complexo temático e hoteleiro ocupará 60.000 m² em uma encosta em Bento Gonçalves e promete oferecer sensações olfativas, de paladar e de tato aos visitantes. A expectativa é desfrutar de experiências como diferentes umidades do ar, que mudam de acordo com cada microrregião vinífera, e até contato com tecnologias 7D. 

Entre os diferenciais já programados está a maior adega vertical do mundo, um museu do vinho com tecnologias imersivas, uma universidade do vinho, rooftop e restaurante suspenso com vista para o Vale dos Vinhedos, um dos maiores jardins suspensos do mundo, show de dança das águas e até helicóptero próprio para passeios panorâmicos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895