Servidores encerram greve nas universidades federais na Capital

Servidores encerram greve nas universidades federais na Capital

Paralisação teve início em maio deste ano

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

publicidade

Em assembleias realizadas na tarde desta terça-feira, servidores técnico-administrativos de universidades federais da Capital decidiram encerrar a greve, que durou 131 dias. A volta ao trabalho só ocorre na próxima quinta-feira, depois de assinatura de acordo com o governo federal. Os trabalhadores gaúchos seguiram recomendação nacional da categoria, representada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).

Assim, devem voltar a funcionar normalmente serviços como bibliotecas e atendimentos de departamentos da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSCPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) e IF-RS (Instituto Federal do RS). O Restaurante Universitário do campus Centro da Ufrgs está reaberto desde essa segunda-feira. Servidores de universidades do interior do Estado também definem o retorno ao trabalho em assembleias até a quinta-feira.

O acordo com o governo prevê reajuste de cerca de 10% aos técnicos da Educação, divididos em 5,5% em 2016 e 5% em 2017. A proposta é a mesma já aceita por outras categorias do serviço público federal, como funcionários do INSS, do Ministério do Trabalho e Emprego e fiscais agropecuários, que voltaram ao trabalho desde a semana passada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895