Servidores federais realizam série de protestos na Capital

Servidores federais realizam série de protestos na Capital

Categoria reivindica reajuste salarial

Cláudio Isaías / Correio do Povo

publicidade

Servidores federais realizam nesta quarta-feira uma série de protestos em Porto Alegre para reivindicar reajuste salarial da categoria. Os auditores da Controladoria Geral da União (CGU) fizeram uma manifestação na frente do prédio do Ministério da Fazenda, na avenida Loureiro da Silva.

O presidente regional do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Carlos Renato Leite, informou que os funcionários estão há quatro anos sem aumento de salário. “A última negociação com a categoria ocorreu em 2008 e temos perdas salariais que chegam a 22%”, destacou. Segundo Leite, os 45 servidores da CGU na Capital deverão paralisar as atividades no dia 18 de junho.

Na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, os trabalhadores ligados aos ministérios da Saúde e do Trabalho e da Agência Nacional de Vigilância anitária (Anvisa) realizaram uma manifestação conjunta para protestar contra a falta de reajuste salarial do governo federal. Logo após a manifestação no Parque da Harmonia, os trabalhadores seguiram até a Esquina Democrática onde realizaram um protesto, com a distribuição de material sobre as reivindicações da categoria.

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev/RS), Ana Lago, ressaltou que a categoria defende a reposição de 22,08% das perdas nos últimos 15 anos, a discussão de um plano de carreira e uma jornada de trabalho de 30 horas.

Nas agências do INSS, os trabalhadores também realizaram reuniões e cobraram do governo federal o cumprimento de acordos assumidos no início da gestão da presidente Dilma Rousseff.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895