Sete bairros recebem obras para desafogar trânsito na zona Sul de Porto Alegre

Sete bairros recebem obras para desafogar trânsito na zona Sul de Porto Alegre

Projeto vai atingir 110 mil habitantes de uma região com problemas diários

Correio do Povo

Projeto implantará diversos equipamentos para melhorar o fluxo no trânsito

publicidade

 Moradores da zona Sul de Porto Alegre devem ganhar fôlego para os problemas de congestionamentos presentes na rotina diária dos que se deslocam pelas vias da região nos horários de pico de movimentação. A prefeitura, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), com apoio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), deve dar início em abril a uma obra que busca garantir segurança viária, com redução de 25% dos acidentes com feridos na região, que de 2013 a 2016 contabiliza 226 acidentes com 103 feridos, e melhorar a circulação, com foco no trecho crítico de congestionamento, nas avenidas Wenceslau Escobar, Coronel Marcos e Tramandaí. O projeto vai se estender por sete bairros: Cristal, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Ipanema, Jardim Isabel e Pedra Redonda.

A obra deve beneficiar mais de 110 mil habitantes da região e foi dividida em quatro trechos. O Trecho 1 compreende a avenida Wenceslau Escobar (Sétimo Céu até início da Coronel Marcos); o Trecho 2 foi localizado na avenida Coronel Marcos (início da Coronel Marcos até Travessa Pedra Redonda); o Trecho 3 segue na avenida Coronel Marcos (Travessa Pedra Redonda até Déa Coufal) e o Trecho 4 compreende a avenida Tramandaí (Déa Coufal até Comendador Castro).

Os trechos foram analisados em um estudo iniciado no segundo semestre do ano passado que diagnosticou os pontos críticos de congestionamentos vivenciados pela população da área, principalmente nas primeiras horas da manhã, das 7h20min às 8h20min, horário de pico, quando os condutores chegam a demorar de 18 a 24 minutos para percorrer apenas 2,22 quilômetros. Com a implantação da obra, prevista para o mês de julho, a expectativa é de reduzir entre 12 e 15 minutos o tempo de viagem. “Será um dos principais projetos deste ano previstos para a cidade”, afirmou o titular da Smim, Elizandro Sabino.

As modificações previstas são faixa reversível sinalizada por semáforo (Trecho 1), travessias de pedestres integrais (Trecho 2), remoção de canteiros e travessias de pedestres integrais (Trecho 3) e fim do terceiro tempo semafórico na interseção (Trecho 4). A estimativa total de custos é de R$ 315 mil.

A faixa reversível, menina dos olhos do projeto, conforme explica a diretora técnica da EPTC, a arquiteta Carla Meinecke, será implantada na Wenceslau Escobar entre a Rua Professor Xavier Simões e avenida Coronel Marcos, resultará em uma avenida com três faixas, com largura aproximada de 10 metros, faixa central com operação em ambos os sentidos, indicação de sentido através de dispositivos semafóricos e redesenho ao acesso à rua Xavier Simões no sentido Centro-Bairro.

A sinalização reversível deve funcionar no sentido Bairro-Centro das 21h às 16h e Centro-Bairro das 16h às 21h. Os trabalhos da obra serão realizados das 10h às 16h. Todo o primeiro mês de funcionamento deve ser acompanhado por agentes de trânsito para auxiliar os motoristas.

Diagnóstico

Circulação atual:
• Veículos/doa: 6 mil (7h às 19h);
• Número de passageiros de coletivo: 40 mil por sentido;
• Tempo de viagem trecho crítico: entre 18 a 24 minutos (2,2 quilômetros);
• Gargalos:
- Acesso Sétimo Céu;
- Acessos AABB;
- Cateiros/Travessias em dois estágios;
- Acesso Colégio Marista Ipanema;
- Travessa Pedra Redonda;
- Semáfoto 3 tempos (Tramandaí x Déa Coufal);
- Rotatória Tramandaí x Comendador Castro

Estimativa de custo:

• Asfaltamento e retirada de canteiros: R$ 35 mil;
• Sinalização: R$ 185 mil;
• PO's (6 Paradas Seguras): R$ 90 mil;
• 10 Módulos M2: R$ 5 mil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895