person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sete unidades de saúde passam a atender com horário estendido em Porto Alegre

Gestão passa a ser realizada por organizações sociais após extinção do Imesf

Unidade Macedônia passa a funcionar até as 19h | Foto: Cristine Rochol / PMPA / Divulgação / CP

As primeiras sete unidades de saúde de Porto Alegre com funcionamento durante 12 horas diárias iniciam o turno estendido nesta quarta-feira. Passam a ter horários ampliados as unidades Glória, Moab Caldas, Campo da Tuca, Santo Alfredo, Moradas da Hípica, Farrapos e Macedônia. Esses são os primeiros postos onde os atendimentos deixam ser geridos pelo Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf). 

Os serviços fazem parte do Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que fornece incentivo financeiro para ampliação do horário de atendimento. O funcionamento dos postos será até as 19h ou 20h. Conforme a Secretaria da Saúde, a intenção é aumentar o acesso, reduzir o volume de usuários com baixo risco nas emergências e expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família. 

Mudança de gestão

Os postos de saúde com horários ampliados deverão realizar 2 mil atendimentos por mês, ampliando a oferta de serviços à comunidade. As estruturas são as primeiras a contar com equipes completas formadas por profissionais ligados a organizações sociais - Sociedade Sulina Divina Providência, Irmandade Santa Casa e Associação Hospitalar Vila Nova. A contratação emergencial tem prazo de 180 dias prorrogáveis por mais seis meses.

A mudança na gestão ocorre após anúncio de extinção do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf) e desligamento dos profissionais ligados à instituição criada em 2011. Alguns deles foram readmitidos pelas organizações que gerem hospitais do município. 

Conforme o secretário de Saúde, Pablo Stürmer, o padrão de atendimento em turno estendido aumenta a oferta e o acesso à assistência, e reduz a busca por serviços de urgência. “Antes, o paciente que precisava de atendimento após as 17h tinha como única opção as emergências de hospitais ou pronto atendimentos. Agora, oferecemos um serviço adequado e ampliado em diferentes regiões da cidade”, afirma. Segundo Stürmer, outras 25 unidades de Saúde da Capital também terão horário ampliado até o fim de fevereiro. 

Segundo a pasta, o trabalho das terceirizadas será monitorado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, e os atendimentos seguirão a Carteira de Serviços da Atenção Primária do Município, deixando claro às pessoas quais os serviços e ações elas encontrarão nos postos. 

A homologação e adesão de unidades ao Programa Saúde na Hora foram feitas em junho de 2019. Desde então, a Capital teve um prazo de quatro meses para adequar os serviços aos critérios determinados. 

Entre as exigências para receber o incentivo do Ministério estão manter as unidades abertas à noite, ter gerente de unidade, manter o prontuário eletrônico atualizado, ter infraestrutura adequada para comportar as equipes e permanecer em funcionamento no horário do almoço. Para o custeio das estruturas, o município recebe R$ 1,5 milhão por ano - R$ 132 mil por mês.

Unidades com funcionamento das 7h as 19h
- Unidade Macedônia
- Unidade Moradas da Hípica
- Unidade Farrapos
- Unidade Campo da Tuca
- Unidade Moab Caldas
- Unidade Glória

Unidades com funcionamento das 8h as 20h
- Unidade Santo Alfredo

Correio do Povo