Shopping centers retomam atividades em Porto Alegre

Shopping centers retomam atividades em Porto Alegre

Estabelecimentos, liberados com restrições, funcionaram atendendo medidas de segurança nesta quarta-feira

Por
Cláudio Isaías

Grandes lojas foram as mais procuradas pelo público


publicidade

O movimento de pessoas nos shoppings Praia de Belas, João Pessoa, Total, Rua da Praia, Iguatemi e BarraShoppingSul foi tranquilo na manhã de quarta-feira, quando as atividades foram retomadas após meses de isolamento social. Na chegada, o público era informado pelas equipes de segurança do uso obrigatório da máscara e de que tinham que verificar a temperatura. Além disso, eram orientados a utilizar o álcool em gel. Lojas como a Renner, Paquetá, Magazine Luiza, Gaston, Ponto Frio, Americanas e Riachuelo, que estavam fechadas nos shoppings conforme determinação da prefeitura, foram as mais procuradas pelo público. 

Os clientes do Praia de Belas começaram a chegar pouco antes das 10h, horário previsto para abertura do estabelecimento comercial. O horário de funcionamento do shopping para operações essenciais como farmácias, ópticas, Polícia Federal, supermercado, bancos, terminais de autoatendimento, lotérica, correios, gráfica e petshop é das 10h às 20h. Já as operações não essenciais (lojas) têm atendimento presencial das 10h às 17h até sexta-feira. Para prestação de serviços, como clínica estética, casas de câmbio, agências de viagens, consertos e manutenções em geral, o atendimento presencial, até esta sexta-feira, ocorre das 9h às 16h. Restaurantes e estabelecimentos de alimentação terão atendimento presencial até sexta-feira, das 11h às 17h, respeitando ocupação de 25% da capacidade original. 

A direção do Praia de Belas informou que adotou todos os protocolos de cuidado, proteção e segurança, como o controle da temperatura corporal para acesso e o uso obrigatório de máscara facial durante toda a permanência no empreendimento. A higienização dos espaços segue constante e reforçada, com distanciamento mínimo de dois metros. Por medidas de segurança, as atrações de entretenimento não operam neste momento.

No shopping João Pessoa, o primeiro da Capital, a gerente-geral Cristiane Bernardo informou que o local ficou fechado por mais de 100 dias. "Estamos retornando com o atendimento de até 1,4 mil pessoas e 25% de funcionários", ressaltou. O acesso dos clientes ocorreu pela praça Piratini com a adoção das medidas de segurança como verificação de temperatura e uso do álcool em gel. 


Já o shopping Total voltou a funcionar das 10h às 17h e com a adoção de medidas de segurança para os clientes e higienização do prédio. A praça de alimentação, restaurantes e cafeterias funcionam das 11h às 17h para atendimento ao público. Os salões de beleza e estéticas funcionam até sábado das 10h às 20h e no domingo, das 12h às 20h. O Iguatemi informou que as operações com atendimento presencial são feitas de segunda a domingo, das 10h às 20h nas farmácias, estabelecimentos e serviços na área da saúde, ópticas, mercados, bancos, terminais de autoatendimento, lotérica, gráfica, pet shop, lavanderia e chaveiro. As operações nas lojas com atendimento presencial e os serviços de tele-entrega e drive-thru são realizados das 10h às 17h. Os salões de beleza funcionam no sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 12h às 20h.