Simers começa a imunizar médicos contra a Gripe A

Simers começa a imunizar médicos contra a Gripe A

Entidade disponibilizou um posto de vacinação na sua sede, em Porto Alegre

Mauren Xavier / Correio do Povo

Simers começa a imunizar médicos contra a Gripe A

publicidade

 O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) disponibiliza desde esta terça-feira um posto de vacinação contra a Gripe A (H1N1), para facilitar a imunização dos profissionais da saúde. O serviço funcionará na sede da entidade, na rua Corte Real, 975, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, até a próxima sexta-feira 19. O posto estará aberto das 9h às 13h e das 14h às 17h.

Segundo o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, a ideia é facilitar a aplicação das doses nos profissionais que trabalham em consultórios particulares ou que não estão vinculados a uma instituição hospitalar. “Como a vacinação ocorre nos locais de trabalho, esses médicos ficaram sem uma referência. Além disso, os postos de saúde e hospitais estão focados nos atendimentos de emergência”, avaliou ele. O presidente destacou ainda que o posto montado no Simers é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que repassou as vacinas para aplicação.

Para a imunização, uma enfermeira fica responsável pela aplicação e pelos cuidados com a manutenção das doses, que precisam ficar resfriadas. Além disso, o número de vacinas liberadas pela Secretaria será de acordo com a procura. Para ele, essa é uma alternativa de garantir a vacinação dos profissionais da saúde. “Se houver uma nova pandemia, como já está prevista, será fundamental que esses funcionários tenham condições de atuar com garantia e segurança”, avaliou Argollo.

Ele destacou que o precedimento será aberto à população e não deverá apresentar problemas devido ao grande número de informações que estão sendo divulgadas. “Um dos receios era de que ocorreriam confusões, mas o que se notou nesta primeira fase é que os profissionais buscaram com antecedência se imunizar e não houve corre-corre. Esse comportamento deverá ser mantido ao longo de toda a campanha”, avaliou o presidente.

Vacinação no País

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, que gerencia a distribuição das vacinas no País, apenas as médicas gestantes não poderão receber a dose agora. De acordo com o calendário de vacinação, elas serão imunizadas a partir do dia 22 de março, na segunda etapa, junto com as crianças de seis meses a dois anos e os doentes crônicos.

Na terceira etapa, que vai ocorrer entre os dias 5 e 23 de abril, serão vacinados os adultos entre 20 e 29 anos. A penúltima fase, a partir de 24 de abril, abrange as pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas. Neste período também terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe Comum. A última etapa, que começa em 10 de maio, será destinada aos adultos entre 30 e 39 anos. A expectativa do Ministério é imunizar 91 milhões de brasileiros, representando a maior campanha de vacinação já realizada no País.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895