Simers denuncia agravamento da superlotação no Hospital Conceição

Simers denuncia agravamento da superlotação no Hospital Conceição

Problema seria causado por pane no sistema informatizado

Tatiane de Sousa / Rádio Guaíba

publicidade

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) denuncia que a superlotação no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte da Capital, está sendo agravada há dois dias por uma pane no sistema de informática. A entidade notificou o Conselho Regional de Medicina (Cremers), pois não há como solicitar ou buscar exames e pedir avaliação de casos por especialistas, acumulando o atendimento na maior emergência do Estado.

Conforme o Simers, no final da manhã, 111 pacientes ocupavam a Sala Verde (na qual ficam as pessoas com internação definida pelos médicos). O local tem 36 leitos para receber doentes crônicos, a maioria com mais de 60 anos.

A situação foi denunciada ao Ministério Público do Estado, que em janeiro, acionou a Secretaria Estadual da Saúde. Para o sindicato, a causa da permanente superlotação é a redução de leitos hospitalares nos últimos 16 anos na Capital e no Estado. Dados da entidade, com base em estatísticas do Ministério da Saúde, apontam que o número de vagas caiu 35% em Porto Alegre entre 1993 e 2009.

A assessoria do Conceição informa que o problema na rede informatizada está sendo solucionado e deve voltar ao normal nas próximas horas. De acordo com o hospital, os exames de urgência estão sendo realizados e resultados entregues ao médico. Os sem urgência estão aguardando o retorno do sistema.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895