Sindimate deve divulgar amanhã laudo sobre possível excesso de metais na erva mate

Sindimate deve divulgar amanhã laudo sobre possível excesso de metais na erva mate

Uruguai retirou do mercado 200 toneladas do produto importado de indústrias gaúchas alegando contaminação

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

O Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate) vai divulgar nesta terça-feira o resultado de um teste de monitoramento da qualidade da erva-mate encomendado pela representação. No fim de maio, a imprensa uruguaia divulgou que foram retiradas do mercado 200 toneladas do produto importado de indústrias gaúchas em função do excesso de chumbo e cádmio.

• Sindimate suspeita que metais em erva foi ocasionada por chuva ácida

A avaliação já está com a direção do sindicato, que não adiantou o que os testes apontaram. Na semana passada, a representação divulgou suspeitar que chuva ácida tenha ocasionado a presença de metais no principal produto para o chimarrão, já que foram encontrados em árvores de erva-mate que nasceram no meio do mato, disse o presidente do Sindimate, Gilberto Luiz Heck.

O Ministério Público (MP) pretende, em menos de um mês, esclarecer se há algum tipo de contaminação. Amostras serão encaminhadas ao Laboratório Central do Estado para análise. O Sindimate, que admitiu a presença dos metais na planta, garante que na água sorvida os resultados deram “próximos de zero”.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895