Sine busca ocupar vagas em cursos de qualificação profissional em Porto Alegre

Sine busca ocupar vagas em cursos de qualificação profissional em Porto Alegre

Apenas 11,82% dos lugares oferecidos para aperfeiçoamento foram ocupados em 2015

Jéssica Mello

publicidade

A necessidade de programas de qualificação profissional foi debatida nesta quinta-feira, durante a reunião mensal da Comissão Municipal de Emprego (CME), na Casa dos Conselhos. Em 2015, foram ofertadas 8.814 vagas, mas apenas 11,82% delas foram efetivamente ocupadas. O percentual aumentou neste ano e, em maio, era de 29,05%. “A procura é muito grande e o número de vagas pequeno, mas há falta de profissionais qualificados. Neste ano, o contrário também tem acontecido. Pessoas com mais qualificação se candidatando para vagas inferiores do que sua antiga ocupação apenas para retornar ao mercado de trabalho”, explicou a vice-presidente da comissão e gerente do Sine Porto Alegre, Veridiana Costa.

A secretária municipal do Trabalho e Emprego, Angela Oetinger, disse estar buscando parceria com outras secretarias para programas de qualificação. Áreas como Governança Local e Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) têm feito cursos profissionalizantes, mas essas oportunidades não são anunciadas para aqueles que procuram recolocação no mercado.

O grupo mostrou preocupação também com o interesse nas vagas para portadores de deficiências (PCDs), pois no ano passado 22 oportunidades não tiveram nenhum candidato e, do total de vagas, apenas 1,9% foram preenchidas. A evasão de alunos do Pronatec também foi debatida. A CME é composta por representantes de entidades de trabalhadores, empresários e governo com o objetivo de deliberar sobre políticas públicas de trabalho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895