Sine Municipal fará atendimento especial para idosos nas sextas-feiras, em Porto Alegre

Sine Municipal fará atendimento especial para idosos nas sextas-feiras, em Porto Alegre

Iniciativa será voltado para atender quem precisa retornar ao mercado de trabalho

Gabriel Guedes

Guichê é exclusivo para atender idosos que precisam retornar ao mercado de trabalho

publicidade

A unidade do Sine Municipal, no Centro de Porto Alegre, passou a contar, nesta sexta-feira, com um guichê exclusivo para atender idosos que precisam retornar ao mercado de trabalho. A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) que vai fornecer café e pão durantes as manhãs das sextas, a fim de ajudar aqueles que estão em busca de oportunidades de emprego.

Os interessados serão acolhidos e orientados sobre procedimentos para conquistar uma vaga. “Nós constatamos que o pessoal que vem para o Sine, não tem condições econômicas e acabam vindo com fome para a fila e nós pensamos que seria uma boa ideia, que além de combater o desemprego, ajudar no combate à fome. Então começamos a buscar parceiros que pudessem oferecer uma refeição e pensamos num café da manhã”, conta o diretor do Sine, Adriano Weinmann. 

“A Anapps, querendo ajudar o próximo, criou o projeto da ‘pandaria’, uma padaria que nasceu durante a pandemia. Nós estamos fazendo os pães dentro da nossa sede e distribuindo. É uma maneira de nós ajudarmos um pouquinho a amenizar tudo que estamos passando”, afirma a diretora social da entidade, Sandra Ramalho.

O projeto foi idealizado pelo padeiro e consultor da Anapps, Nilton Belsarena. O grupo distribui café e um pãozinho. “Minha família sempre teve padaria. E na pandemia, surgiu a ‘pandaria’. Começamos em Capão da Canoa e agora aqui em Porto Alegre. Recebemos doações de farinha, fermento. Compramos os fornos e as máquinas e fazemos os pães e distribuímos gratuitamente. É um ato de amor ao próximo”, explica Belsarena.

"Pelo Estatuto do Idoso, todo cidadão brasileiro na idade de 60 anos é considerado idoso. Mas no mercado, com a qualidade de vida de hoje, quem tem 60 anos ainda tem muita produtividade a oferecer”, avalia.

Outro motivo para idosos retornarem ao trabalho é complemento de renda, tanto para si como para ajudar familiares, questão mais acentuada no momento de crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19. "Estou precisando aumentar a renda. Estou parado há 4 meses e só minha aposentadoria não dá. Por isso vim aqui. E o cafezinho e o pão ajuda”, destaca Arlindo Alves da Silva, 70 anos, morador do bairro Tristeza e um dos primeiros a ser atendido na nova estrutura.

O Sine Municipal fica na Av. Sepúlveda, esquina com Mauá, e atende das 8h às 17h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895