Sinos sobe e pode ter marca histórica no fim de semana

Sinos sobe e pode ter marca histórica no fim de semana

Sábado será de tempo seco e mínimas próximas a 0ºC, mas cheias avançam

Correio do Povo

Mesmo com tempo seco na maioria das regiões, nível dos rios deve subir ainda mais

publicidade

Apesar da previsão de predomínio de sol na maioria das regiões, principalmente na Grande Porto Alegre e na Fronteira Oeste, o nível dos rios ainda sobe durante o fim de semana. A situação mais preocupante é a bacia do Sinos. No fim da noite desta sexta, o rio estava a 7m32cm, a oito centímetros dos 7m40cm registrados no auge da enchente de 2008, que por sua vez foi a maior desde agosto de 1965.

• Leia mais sobre as enchentes no RS
• Veja fotos dos estragos de sexta-feira
• Veja fotos dos alagamentos da quinta-feira

O pico da cheia de três anos atrás pode ser igualado ou superado neste sábado, o que deve fazer com que extensas áreas da região entre Campo Bom e São Leopoldo fiquem debaixo d’água, incluindo locais que raramente inundam, com forte impacto para a população.

Na sequência, o Sinos deve levar importantes alagamentos para Esteio, Sapucaia do Sul e, sobretudo, Canoas, onde a enchente também será muito grande domingo e segunda.

O Rio Caí começou a baixar em São Sebastião do Caí, após atingir 14,8 metros, uma das maiores marcas já anotadas na localidade, mas inferior à da enchente de 1878. O grande volume de água do Caí que avançou para Montenegro, alagando o município, atinge Nova Santa Rita durante o fim de semana. O quadro se agrava também em Gravataí e Cachoeirinha, com a cheia do Gravataí.

Sábado será de tempo frio e seco

A massa de ar frio e seco responsável pela queda da temperatura na madrugada de sexta, proporciona mínimas perto de 0ºC em baixadas da Serra neste sábado. O dia pode amanhecer com nevoeiro em diversas regiões e há risco de geada isolada. A tarde será agradável, com marcas em torno de 20ºC na maior parte do Estado.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895