Sistema prevê fim de filas em unidades de saúde de Carazinho

Sistema prevê fim de filas em unidades de saúde de Carazinho

Marcação para especialidade normalmente ocorre por ordem de chegada

Correio do Povo

Sistema prevê fim de filas em unidades de saúde de Carazinho

publicidade

A população de Carazinho, no Alto Jacuí, deve contar a partir de novembro com um sistema eletrônico de agendamento de consultas nas unidades de saúde. Atualmente, a marcação para especialidades como Neurologia, Cardiologia, Psiquiatria e Ginecologia ocorre por ordem de chegada.

A secretária municipal de Saúde, Anelise Almeida, revela que o sistema atual faz com que se formem filas nas unidades. Além disso, segundo ela, as pessoas chegam durante a madrugada para garantir o atendimento. Anelise explica que, com a novidade, haverá uma ordem de consultas, e o paciente saberá o horário aproximado em que será atendido.

Conforme a secretária, Carazinho é a primeira cidade da área de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde a implementar o sistema e servirá de modelo. A CRS, com sede em Passo Fundo, atende 62 municípios. Os médicos e as 14 unidades de saúde já foram cadastrados na plataforma, que se chama Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e é do Ministério da Saúde. Neste mês, ocorrem treinamentos e testes nos postos.

A secretaria vinha buscando o projeto havia dois anos. “Este é um primeiro passo para que, brevemente, se implantem outros modos de atendimento, para o agendamento de exames e procedimentos”, diz Anelise.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895