Sistema Unimed-RS reforça identidade cooperativista no combate ao coronavírus

Sistema Unimed-RS reforça identidade cooperativista no combate ao coronavírus

No último ano, Instituição impulsionou ações científicas, fortaleceu serviços médicos a usuários e contribuiu na expansão de leitos hospitalares para o atendimento de pacientes com Covid-19

Correio do Povo

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A pandemia de coronavírus completa um ano, e segue castigando diferentes países do mundo, tendo feito 2,7 milhões de vítimas fatais. No Brasil, uma das nações mais afetadas pela doença, e que se revela, no presente, epicentro da covid-19, os sistemas público e privado de saúde foram - e ainda estão sendo -, testados ao limite. Diante desta realidade, o país percebe diferentes respostas, com mais ou menos sucesso, de acordo com as respectivas possibilidades de cada segmento e conforme os entendimentos dos governos federal, estaduais e municipais. No Brasil, e fora daqui, contudo, os profissionais de saúde, assim como os cientistas, se revelaram peça de inequívoca importância e fundamentais no enfrentamento da crise sanitária instalada, que vislumbra, finalmente, uma saída via imunização em massa da população.

Para o Sistema Unimed-RS, que atua na área de saúde suplementar, a pandemia significa momento de reafirmação da identidade cooperativista da instituição, reforçando seus laços internos e, também, com a comunidade. Nesta linha, uma série de ações foram tomadas - e se mantém em curso -, sempre pautadas pelo conhecimento científico com a finalidade da preservação da vida, sem deixar de lado o olhar para o próximo, que pautou, entre outros, a destinação de recursos, alimentos e materiais a pessoas em situação de vulnerabilidade social bem como parcerias com entidades e instituições engajadas na luta contra o vírus.

Sob a perspectiva científica, nasceu, em abril de 2020, o Comitê de Contingência do Sistema Unimed-RS - Covid, reunindo um coordenador médico e um membro do grupo gerencial de cada uma das Singulares para realização semanal, e sempre que necessária, de reuniões por videoconferência, a fim de nortear as ações a serem desenvolvidas, através do alinhamento de práticas e condutas relacionadas ao manejo da pandemia, bem como a forma de comunicação do Sistema com a sociedade e com as unidades do Sistema. Coordenado pelo diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação/RS, José Milton Cunha Mirenda, e com assessoria técnica da médica infectologista Cristiane Pimentel Hernandes, o Comitê tem, hoje, 80 membros e mais de 40 encontros já realizados.

Entre as diretrizes estabelecidas pelo grupo, vale destacar que a Unimed, após análise do cenário, decidiu construir uma contingência de leitos para o Sistema, garantindo a reserva de mais de duas dezenas de leitos de UTI Covid-19 de contingência, os quais são custeados entre as Unimeds do Estado e com acesso regulados por médicos especializados, através da plataforma NetLeitos. Paralelamente, enquanto garantir o acesso dos beneficiários a serviços de saúde segue sendo prioridade, a Telemedicina, que iniciou em março de 2020 e realizou só no ano que passou mais de 3,2 mil atendimentos, vem sendo ampliada - permitindo atendimentos diários com escala dupla, das 8h às 24h.

Em breve, está previsto o início da oferta de consulta de pediatria no Telemedicina. A médio prazo, haverá, ainda, o acréscimo de mais cinco leitos contingenciais da Unimed Porto Alegre junto ao grupo de leitos já existente. A longo prazo, está em estudo um rearranjo dos serviços visando a manutenção, conforme necessidade, mesmo após pandemia.

Conforme o presidente do Sistema Unimed-RS, Nilson Luiz May, um dos elementos que chama a atenção na atuação da cooperativa é a força da união - o que pode ser visto nas reuniões do Comitê, nos encontros da alta direção da instituição e, também, na atuação integrada da Uniair, Instituto, Unicoopmed e Central de Serviços. “Em inúmeras situações, avançamos cinco, seis, dez anos em curto espaço de tempo. Dividimos, também, boas práticas, conhecimentos e dados que, certamente, foram fundamentais para melhorarmos nossos serviços. Enfim, trabalhamos - mesmo que separados pelo distanciamento social e atrás das telas - muito próximos, alinhados e e coordenados, mobilizando o Estado inteiro para o cuidado de nossos usuários.


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