Skatistas "invadem" Asilo Padre Cacique e divertem idosos

Skatistas "invadem" Asilo Padre Cacique e divertem idosos

Velhinhos se tornaram jurados de concurso de manobras

Hygino Vasconcellos

Velhinhos se tornaram jurados de concurso de manobras

publicidade

O asilo Padre Cacique, na zona Sul de Porto Alegre, abriu os portões para um público jovem que dificilmente seria visto por ali, mas que aproveitou a rampa de acesso para fazer inúmeras manobras no skate. Na tarde deste sábado a casa virou palco da 3ª edição do Skate no Asilo.

Para garantir a interação dos mais novos com os idosos, os moradores do Padre Cacique tiveram que avaliar a performance de 15 skatistas. Osvaldina Rodrigues Pinto, 88 anos, foi uma das que aceitou participar da comissão de jurados. Ela mora há mais de quatro anos no asilo e ficou feliz com a movimentação na casa. “Hoje diria que esse é o melhor ano de todos. Sempre digo que um ano supera o outro. É muito bom ver a alegria dessa gurizada. Tomará que este esporte siga em frente.” Mas a idosa faz uma ressalva: queria ver mais meninas praticando.

Além de ficar atenta ao vai-e-vem de skates, Osvaldina também era chamada constantemente para tirar fotos em uma cabine instantânea com jovens que chegavam ao evento. Mas antes de entrar no pequeno espaço, a idosa não deixou a vaidade de lado. Tomou um chapéu, aneis e colares extravagantes e partiu para a frente das câmeras.

Maria Jussara de Oliveira, 64 anos, é outra moradora. Para ela, a movimentação do último sábado representou uma boa distração. Ela disse que a última vez que a casa foi tomada por não-moradores, durante o início da vacinação da gripe, apareceu na televisão e foi reconhecido por parentes. Nada mais, nada menos que 10 anos tinham passado desde a última visita de um familiar. “Fiquei muito contente.” Mesmo com um problema no joelho, Maria Jussara acompanhava ao lado da rampa de acesso as manobras.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895