Smams recebe mais de 1,3 mil laudos de marquises e sacadas de Porto Alegre

Smams recebe mais de 1,3 mil laudos de marquises e sacadas de Porto Alegre

Levantamento da prefeitura aponta a existência de aproximadamente oito mil marquises na Capital

Cláudio Isaías

Smams recebeu 1.312 laudos de estabilidade estrutural das marquises e das sacadas

publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustetabilidade (Smams) recebeu 1.312 laudos de estabilidade estrutural das marquises e das sacadas de Porto Alegre em 2018. Os documentos foram entregues por síndicos e proprietários de prédios entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. Um levantamento da prefeitura aponta a existência de aproximadamente oito mil marquises em Porto Alegre.

O edital de notificação para síndicos e proprietários foi publicado no Diário Oficial da prefeitura em abril do ano passado. No entanto, os proprietários e os síndicos receberam o prazo de 90 dias para a entrega dos documentos. Segundo a chefe de Manutenção Predial da Smams, engenheira Eliana Bridi, no mês de agosto (quando terminou o prazo) a entrega superou as expectativas com a apresentação de 270 documentos na secretaria.

O documento de estabilidade estrutural é uma obrigação que deve ser atendida a cada três anos por todos os proprietários de imóveis. Quem não apresentar o laudo está sujeito a receber uma multa de R$ 2.002,75. De acordo com Eliana Bridi, parte dos oito mil prédios da cidade neste momento não precisa entregar o laudo porque ainda está em vigor - o prazo de vigência é de três anos.

"A fiscalização atua com base em denúncias da população pelo telefone 156 ou pelo site da prefeitura. Vamos até o local e verificamos as condições do prédio. No caso da estrutura apresentar problemas, o proprietário ou o síndico é notificado e recebe o prazo de 30 dias para regularizar a sua situação", ressaltou.

Caso não ocorra a solução do problema a equipe de fiscalização da secretaria aplica a multa. Os síndicos e proprietários, que ainda não apresentaram os documentos podem obter mais informações pelo telefone (51) 3289.8827 ou ainda pode procurar o plantão técnico da secretaria que funciona na avenida Borges de Medeiros, 2244, no Centro de Porto Alegre.

O atendimento ao público acontece nas terças e quintas-feiras das 9h às 11h30min. As estruturas que chamam a atenção pelas condições consideradas de risco são as localizadas ao longo da avenida Farrapos e da rua Voluntários da Pátria, algumas bem deterioradas, e também na área central como é o caso das avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros e as ruas Doutor Flores, Vigário José Inácio, Marechal Floriano, Sete de Setembro e Duque de Caxias.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895