Smic interdita e multa empresa Cettraliq por falta de alvará

Smic interdita e multa empresa Cettraliq por falta de alvará

Estabelecimento já havia sido interditado no início de julho, mas apresentou recurso administrativo

Correio do Povo

Por falta de alvará, Smic interdita Cettraliq

publicidade

A fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) realizou, nesta terça-feira, a interdição cautelar da empresa Central de Tratamento de Efluentes Líquidos Ltda (Cettraliq). O estabelecimento já havia sido interditado em 14 de julho por falta de alvará de localização e funcionamento, mas apresentou recurso administrativo à Smic.

A defesa foi julgada pela Comissão Judicante da Secretaria, que decidiu pelo fechamento do local e multa de R$ 606. A comissão baseou a interdição no fato da empresa não ter alvará de localização e funcionamento.

E também foi denunciado que a atividade desenvolvida pela Cettraliq representa risco iminente ao meio ambiente, enquanto não for descartada a possibilidade de estar causando alterações no sabor e cheiro da água potável distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) determinou a suspensão, no início de agosto, das atividades da Cettraliq, localizada às margens do Guaíba. Conforme a assessoria de comunicação da Fepam, a medida é preventiva e decorre do excesso de emissão de odores na região do bairro Navegantes, na zona Norte da Capital.

O mesmo cheiro percebido por moradores na água, desde o início de maio, é notado com mais intensidade na região onde está instalada a empresa de tratamento de efluentes do setor industrial. A Cettraliq sustentou que o odor é atmosférico e que a atividade da empresa não excede nenhum dos limites legais exigidos para o tratamento de resíduos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895