SMS inicia fase de testagem para Covid-19 para contactantes no trabalho nesta sexta

SMS inicia fase de testagem para Covid-19 para contactantes no trabalho nesta sexta

Processo faz parte da ampliação da capacidade de testagem para o novo coronavírus em Porto Alegre

Correio do Povo

Porto Alegre anunciou uma nova fase de ampliação da testagem da Covid-19

publicidade

Com informações da repórter Jessica Hübler 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre dará início, nesta sexta-feira, à realização de testes para pessoas que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19 no trabalho. O anúncio foi feito pelo Secretário adjunto da Saúde de Porto Alegre, Natan Katz, nesta quinta-feira.

O processo faz parte da ampliação da capacidade de testagem para o novo coronavírus em Porto Alegre. Serão mais de 20 pontos de coleta espalhadas na capital gaúcha para a realização do teste RT-PCR ou teste rápido sorológico. De acordo com Katz, a escolha do teste se dará no momento da transmissão do caso confirmado e da data do último contato. O secretário adjunto enfatizou, no entanto, que não é considerado contato ocasional com o caso confirmado em situações como áreas comuns como cozinha, sanitários ou reniões. 

Natan explicou que o teste estará disponível para todos que trabalham no mesmo ambiente de trabalho e que tenham contato aproximado de até quatro horas ou mais com o caso confirmado. Entre os critérios para a realização do teste, é preciso que o paciente tenha apresentado sintomas gripais; o contato com o caso confirmado tenha ocorrido em um período de transmissão, sendo cinco dias antes até 14 dias após o início dos sintomas, ou o paciente que teve teste confirmado por RT-PCR, por detecção de antígeno ou por detecção de anticorpo IGM positivo. 

“Esses três exames conseguem detectar a doença enquanto ainda está sendo transmitida. O teste sorológico com anticorpos totais ou por IGG, só detecta depois que a pessoa não está mais transmitindo”, disse. 

Avaliação de possíveis surtos 

A solicitação do teste deve ser encaminhada nos postos de saúde. É preciso levar o CPF do contato de trabalho com diagnóstico positivo e informar quando a pessoa começou com os sintomas. “É fundamental termos essas informações, porque queremos fazer esse link da cadeia de transmissão”, reforçou Katz.

De acordo com Katz, com estes dados, as equipes da saúde também conseguem saber qual o melhor teste a ser realizado pelo contactante. Sobre os afastamentos do trabalho, ele esclareceu que se a pessoa não apresentou nenhum sintoma e está esperando o resultado do teste, pode continuar trabalhando normalmente. “O afastamento só vai acontecer depois que o resultado do teste for emitido e se ele for positivo”, destacou. Além disso, Katz reiterou a importância de identificar possíveis surtos nas empresas.

“Se duas pessoas que trabalham no mesmo local apresentaram resultado positivo para a Covid-19, em um intervalo menor ou igual a 14 dias, é fundamental que a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre seja notificada, para que seja possível avaliar se há um risco de surto ou se já está instalado e, a partir disso, definir a questão da testagem ou fechar o estabelecimento e afastar as pessoas por um tempo”, enfatizou.

Para informar sobre surtos, o responsável da empresa deve enviar um e-mail para epidemio@sms.prefpoa.com.br. Caso isso não seja feito, um funcionário também pode realizar uma denúncia pelo telefone 156 para que a Vigilância possa verificar a situação.

Katz ressaltou que a expansão da testagem em Porto Alegre é um ponto fundamental para que seja possível retomar as atividades em um ritmo mais próximo do normal. “Temos a certeza que de tem sido feita uma estratégia muito eficiente de testagem, no sentido de garantir que os exames sejam realizados, no tempo oportuno, bem como a comunicação dos resultados, para que a gente consiga, então, de alguma forma reduzir a cadeia de transmissão na cidade, identificando rapidamente os contatos e isolando essas pessoas para que elas não sigam transmitindo o vírus”, completou.

#PoaContraOCorona

Prefeitura anuncia novas medidas de ampliação de testagem para Covid-19. Acompanhe:

Publicado por Prefeitura de Porto Alegre em Quinta-feira, 23 de julho de 2020

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895