Sobe para 110 mil o número de gaúchos afetados pelas enxurradas

Sobe para 110 mil o número de gaúchos afetados pelas enxurradas

Ao menos 17 municípios já decretaram situação de emergência

Marjuliê Martini / Rádio Guaíba e MetSul

Prainha de Paquetá em Canoas foi um dos locais alagados

publicidade

Passou de 110 mil o número de gaúchos afetados pelas chuvas desta semana, conforme a Defesa Civil Estadual. Pelo menos 34 municípios relataram prejuízos em função da enxurrada. Com o decreto de Estrela recebido na manhã deste sábado, subiu para 17 o número de cidades com situação de emergência. Fazem parte da lista São Sebastião do Caí, São Jerônimo, Bom Retiro do Sul, Pareci Novo, Novo Tiradentes, Arvorezinha, Lajeado, Encantado, Sarandi, Santa Tereza, Bom Princípio, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Montenegro, Venâncio Aires e Charrua.

• Leia mais sobre as enchentes no RS
• Veja fotos dos estragos de sexta-feira

Além dessas cidades, encaminharam Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) os municípios de Muçum, Barra Funda, Taquari, Constantina, Pontão, Taquara, Nova Bassano, Parobé, Três Coroas, Igrejinha, Guaporé, Nova Araçá, Putinga, Taquari, Rolante, Gramado e Itapuca. Segundo o órgão, o número de desabrigados ultrapassa 6 mil e o de desalojados já é de 12 mil. Pelo menos 3.724 mil casas e prédios foram danificados pela enxurrada.

A cheia no Rio dos Sinos deve piorar muito, neste sábado, em Novo Hamburgo e em São Leopoldo, segundo a MetSul Meteorologia. A situação também pode se agravar entre Sapucaia do Sul e Canoas, na segunda-feira. O nível, em Campo Bom, por volta das 9h, era de 7,34 metros – 6 centímetros abaixo da marca de 2008, que foi a maior desde 1965.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895