Sobe para 97 o número de cidades catarinenses prejudicadas por vendaval e chuva

Sobe para 97 o número de cidades catarinenses prejudicadas por vendaval e chuva

Mais de 31 mil pessoas foram atingidas em Santa Catarina

Jessica Hübler

publicidade

Subiu para 97 o número de municípios prejudicados pela chuva e pelos ventos fortes em Santa Catarina. A informação consta no relatório divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil estadual. Conforme o documento, 31.729 pessoas foram atingidas. O número de desalojados e desabrigados passa de 24 mil, totalizando 21.631 pessoas transferidas para casas de parentes ou amigos e 2.571 atendidas em abrigos públicos. Até a tarde desta sexta-feira 9.163 residências registraram algum tipo de estrago por conta do mau tempo.

“Geralmente, os meses do final de outono são mais secos e mais frios. O que ocorreu no final no mês de maio deste ano foi excepcional. Choveu aproximadamente 3,5 vezes acima do que é esperado para o mês de maio. A chuva seguiu na primeira semana de junho, causando esse transtorno grande ao estado. Nos primeiros 8 dias de junho, choveu duas vezes mais do que o previsto para o mês”, explicou o meteorologista do portal Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Segundo ele, a frente fria que levou chuva forte para algumas regiões de Santa Catarina na última quinta-feira, está sendo substituída por uma massa de ar frio e seco, que faz as temperaturas despencarem no estado. “O frio ainda não chegou tão intensamente, mas isso deve ocorrer a partir de sexta-feira”, informou Martins.

Segundo a Epagri/Ciram, Santa Catarina pode registrar neve nas áreas altas do Planalto Sul ainda neste final de semana. A Central de Meteorologia ainda chamou a atenção para um ciclone no oceano que deixa o mar agitado em diversas praias do Litoral. As ondas devem atingir cerca de 2 metros, com picos de 2,5 m a 3 m, sendo mais altos na região Sul de Florianópolis. Conforme o levantamento meteorológico, o mar está desfavorável para pequenas e médias embarcações.

O meteorologista ainda afirmou que as regiões do Oeste e da Serra do estado catarinense podem registrar temperaturas abaixo de 0º C a partir deste sábado. Também há possibilidade de geada ampla a partir da madrugada deste sábado no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí, região serrana de Florianópolis e áreas altas do Litoral Sul do estado.

Martins ressaltou que pode haver retorno de chuva no estado no meio da próxima semana, “mas nada de grandes volumes como houve nas últimas semanas”, detalhou. Os catarinenses devem comunicar qualquer problema às coordenadorias municipais da Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou ao Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895