Sony apresenta PlayStation 4 como o “futuro do jogo”

Sony apresenta PlayStation 4 como o “futuro do jogo”

Nova versão do videogame visa formar “rede social voltada para games”

AFP

Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, apresenta o novo conceito de entretenimento da empresa

publicidade

A Sony lançou esta quarta-feira, em Nova Iorque, o novo console de videogame PlayStation 4, apresentando sua visão para o “futuro do jogo” em um mundo repleto de dispositivos móveis e jogos acessíveis por “streaming” na nuvem da internet.

Em um evento para a imprensa em Nova Iorque, o chefe da unidade de entretenimento da companhia, Andrew House, disse que o PS4 “representa uma mudança significativa da concepção do PlayStation como uma caixa ou console para uma concepção do PlaySation 4 como um lugar de ponta para se jogar”.

O PS4 foi projetado para “conhecer” os jogadores, a ponto de conseguir prever quais jogos as pessoas vão comprar e tê-los pré-carregados e prontos para jogar. Também permite jogar em tempo real por “streaming”, possibilitando a amigos virtuais “espiar” sob os ombros uns dos outros, possibilitando inclusive a criadores de jogos atuarem como “diretores” que orientam os jogadores.

Rede social de games

A Sony também deu luz verde à criação “da rede mais poderosa para jogos do mundo”, segundo David Perry, chefe da companhia de jogos em nuvem Gaikai, comprada no ano passado pela Sony. A Gaikai é especializada em permitir às pessoas jogarem online por streaming usando a nuvem na internet ao invés de terem que comprar títulos ou inserir CDs em consoles e computadores.

“Ao combinar o PlayStation 4, a PlayStation Network e as plataformas sociais, nossa visão é criar a primeira rede social voltada para games”, afirmou Perry durante o evento. Segundo ele, um botão no controle do PS4 permitirá aos jogadores instantaneamente compartilhar o game em tempo real com seus amigos, que poderão, por sua vez, fazer comentários ou ir ao socorro de um colega em dificuldades.

O novo console também deverá permitir “acessar uma ampla gama de entretenimento”, evocando principalmente a música e os vídeos, e informando que o grupo trabalha para fazer novas associações como a da locadora de filmes online Netflix.

Ele expressou ainda visão de permitir às pessoas acessar e jogar games antigos ou novos na internet usando o PS4, smartphones, tablets ou dispositivos manuais PS Vita.

“Estamos explorando a oportunidade criada pela tecnologia da nuvem com uma visão de longo prazo de tornar a tecnologia PlayStation disponível em qualquer equipamento”, disse Perry. “Isto fundamentalmente mudará o conceito de longevidade dos games, tornando qualquer jogo novo ou antigo disponível para rodar em qualquer dispositivo, em qualquer lugar”, acrescentou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895